Ícone do site Jornal O Sul

Supremo retoma o julgamento dos “kids pretos” e de policial federal acusados de tentativa de golpe de Estado

A Procuradoria-Geral da República pediu a condenação de todos os réus. (Foto: Rosinei Coutinho/STF)

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) retomou, na manhã desta terça-feira (18), o julgamento dos réus do chamado “núcleo 3” da tentativa de golpe de Estado no Brasil, composto por nove militares do Exército conhecidos como “kids pretos” e um policial federal.

Os “kids pretos” são integrantes das forças especiais do Exército treinados para operações de alta complexidade.

A PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu a condenação de todos os réus. O “núcleo 3” é acusado de pressionar as Forças Armadas para viabilizar o golpe.

Durante a sessão, os ministros do STF Alexandre de Moraes (relator do caso), Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino votam pela condenação ou absolvição dos acusados.

Nas duas sessões do julgamento realizadas na semana passada, o colegiado ouviu as sustentações da PGR e das defesas, que negaram a participação dos acusados na trama.

Fazem parte desse núcleo os seguintes réus: Bernardo Romão Correa Netto (coronel), Estevam  Theophilo (general), Fabrício Moreira de Bastos (coronel), Hélio Ferreira Lima (tenente-coronel), Márcio Nunes de Resende Júnior (coronel), Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel), Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel), Ronald Ferreira de Araújo Júnior (tenente-coronel), Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros (tenente-coronel) e Wladimir Matos Soares (policial federal).

Sair da versão mobile