Uma nova ocorrência envolvendo tubarões foi registrada na ilha de Fernando de Noronha na quinta-feira (14). O surfista Vinícius Cavalcanti, de 31 anos, morador do local, foi mordido no rosto enquanto surfava na praia Cacimba do Padre. Ele levou 83 pontos na cabeça.
Segundo a administração de Fernando de Noronha, o surfista foi socorrido com ferimentos na face, pescoço e orelha e passou por um procedimento de sutura que levou quase 5 horas. Cavalcanti ficou internado no Hospital São Lucas, com quadro estável.
Em postagem nas redes sociais, o surfista diz ter sido “imprudente” por permanecer no mar no fim da tarde e junto a um cardume de sardinhas. “Eu não fui atacado por um tubarão. Eu caí em cima dele, que fez o que qualquer ser faria, apenas se defendeu”, escreveu.
“Mesmo após ver que tinha tubarão na água, continuei ali. E, sabe de uma coisa? Mal posso esperar para estar dentro daquele lugar maravilhoso, pegando essas ondas lindas! Sendo feliz, me conectando ao oceano. O que aconteceu foi um incidente, apenas isso. Aprendi bem a lição, não surfo mais final de tarde, com os bichos ali, se alimentando. Mas, enquanto tiver saúde vou pegar onda, eu preciso do mar!”
Nadar próximo a peixes na ilha entre as 6 e 8 horas e depois das 18 horas não é recomendado, diz o pesquisador da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), Jonas Rodrigues. “Ele foi surfar na hora que o tubarão estava se alimentando. Foi ferido por uma reação.”
Alta hospitalar
Na tarde desta sexta-feira (15), Cavalcanti recebeu alta hospitalar. O rapaz, que mora na ilha e vende açaí na Cacimba, disse que estava tranquilo e cumprimentou os funcionários do Hospital São Lucas, para onde foi levado, de carro, pela esposa após o ocorrido. Ele saiu caminhando da unidade de saúde, sem precisar de ajuda, e com um curativo na cabeça, após levar 83 pontos.
“Eu estou feliz com a alta, vou para casa, ficar alguns dias sem trabalhar. Vou ficar um tempão longe da praia, pelo menos uns 15 dias. Quando for possível, vou tirar os pontos e volto a surfar“, afirmou. “Eu não estou sentindo dor, nem parece que tive algum problema, o pessoal do Hospital São Lucas fez um excelente trabalho, atenção total“, relatou. Ele disse ainda que pretende fazer bons negócios durante o Campeonato Mundial de Surfe Hang Loose, que acontece de 19 a 24 de fevereiro.