Ícone do site Jornal O Sul

Surge vestido de grafeno que muda de cor conforme a respiração de quem usa

É a primeira vez em que o revolucionário material é aplicado na moda. (Crédito: Reprodução)

Quando os cientistas Andre Geim e Konstantin Novoselov isolaram o grafeno, em 2004, provavelmente não imaginaram que, anos mais tarde, o material, 200 vezes mais forte que aço e o melhor condutor de eletricidade conhecido pelo homem, estaria circulando em passarelas de moda.

Mas uma equipe de desenvolvedores de tecnologia vestível divulgou um pequeno vestido preto que, parcialmente feito com grafeno, muda de coloração conforme a respiração de quem o está usando. O grafeno é um material fantástico capaz de revolucionar o cotidiano do planeta. Trata-se de uma forma de carbono com a espessura de um átomo, um milhão de vezes mais fino que um fio de cabelo humano.

Pode trazer benefícios para a comunicação, a geração de energia e meios de transportes não poluentes. A dupla de cientistas da Universidade de Manchester que isolou o grafeno recebeu pela façanha o Prêmio Nobel de Física de 2010.

O vestido foi divulgado na mesma cidade de Manchester, no Reino Unido, onde Glem e Novoselov conduziram seus estudos com o material. A roupa é capaz de mudar de cor em sincronia com a respiração de quem o veste devido ao uso de minúsculas luzes de LED em sua composição. O grafeno funciona aqui como um senhor que grava a respiração da pessoa, além de acionar as luzes de LED. (AG)

Sair da versão mobile