Ícone do site Jornal O Sul

Surto de salmonela ligado a produtos da JBS se espalha nos Estados Unidos

A salmonela causa diarreia, cólicas abdominais e febre. (Foto: Reprodução)

Um surto de salmonela ligado a produtos de uma subsidiária da JBS nos Estados Unidos se espalhou pelo país e o número de casos mais do que dobrou, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês). Segundo autoridades de saúde do país, já foram notificados 120 casos de infecção pela bactéria em 22 Estados. No começo deste mês, quando foi anunciado o surto, havia 57 casos registrados em 16 estados americanos.

A JBS Tolleson, que faz parte da JBS USA, subsidiária da brasileira JBS, começou a recolher no início de outubro cerca de 3 mil toneladas de produtos de carne bovina crua, incluindo carne moída, por causa de uma possível contaminação por salmonela. Na ocasião, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) disse que o fato de muitos consumidores congelarem os produtos era motivo de preocupação. Os produtos incluídos no recall foram embalados entre 26 de julho e 7 de setembro e enviados para varejistas de todo o país, como Sprouts, Walmart, Sam’s Club e Piggly Wiggly.

Autoridades no Arizona emitiram um alerta a moradores do estado e disseram que 21 casos de salmonela estão ligados à carne produzida pela JBS Tolleson, de acordo com o jornal The Arizona Republic.

Primeiros casos

O USDA foi comunicado da investigação sobre doenças provocadas por salmonela em 5 de setembro. O primeiro recibo potencialmente vinculando a compra do produto a um paciente foi recebido no dia 19 daquele mês. Segundo o USDA, oito pacientes contaminados com a bactéria apresentaram recibos ou números de cartão que permitiram rastrear os produtos até o momento. A JBS foi identificada como a fornecedora em comum dos itens de carne moída.

Em nota enviada em nome da divisão americana, a JBS disse que o recall é voluntário e que a prioridade é garantir a segurança do consumidor.

“A JBS USA iniciou um recall voluntário de produtos de carne moída de nossa unidade de produção de carne bovina de Tolleson, Arizona, devido à potencial presença de salmonela. Nossa prioridade em todos os momentos é a segurança do consumidor. Estamos trabalhando em estreita parceria com o USDA para garantir que todos os produtos potencialmente impactados sejam removidos das lojas e residências”, dizia a nota.

Foram identificados 57 casos de pacientes com sintomas de contaminação por salmonela em 16 estados americanos entre 5 de agosto e 6 de setembro.

Sintomas de contaminação

A salmonelose, doença causada pelo consumo de alimentos contaminados com a bactéria salmonela, causa diarreia, cólicas abdominais e febre dentro de 12 a 72 horas após a ingestão do produto. O ciclo da doença dura de 4 a 7 dias. Os sintomas são mais graves em idosos, bebês e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Sair da versão mobile