Nas datas de jogos do Inter em Porto Alegre, os táxis estarão autorizados a circular pelos corredores de ônibus que ligam o Centro Histórico e a Zona Sul ao Estádio Beira-Rio. A medida terá vigência entre três horas antes e três horas depois da partida: no primeiro momento, abrange as avenidas Borges de Medeiros e Padre Cacique no sentido Centro–Bairro, ao passo que no segundo contempla a Padre Cacique e Praia de Belas, no fluxo inverso.
Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o objetivo é garantir a segurança viária e melhorar a fluidez do trânsito nos dias e noites de jogos do Colorado. A expectativa é de que também contribua para qualificar o deslocamento de torcedores e ampliar a oferta de transporte individual nas imediações da sede do clube.
A liberação poderá ser experimentada pelos motoristas da modalidade no próximo domingo (18), quando o time gaúcho receberá o Mirassol-SP pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O apito inicial está marcado para as 20h30min.
Fiscais posicionados ao longo das vias públicas acompanharão o trânsito, além de orientar condutores e pedestres. Os trabalhos também contarão com apoio da central de videomonitoramento e controle de mobilidade da EPTC. Caso seja constatada a necessidade, ajustes serão realizados para minimizar os impactos no trânsito.
Radar móvel
Até o próximo domingo (18), a EPTC realiza na capital gaúcha mais uma operação “Radar”, iniciativa destinada para coibir excessos de velocidade e outras infrações associadas ao risco de acidentes de trânsito. A estratégia abrange diversas vias durante manhãs, tardes e noites, por meio do uso de equipamentos portáteis.
Definidos com base em estudos técnicos, os pontos desta etapa estão localizados nas seguintes avenidas e ruas:
– Assis Brasil.
– Baltazar de Oliveira Garcia
– Beira-Rio (Edvaldo Pereira Paiva).
– Bento Gonçalves.
– Borges de Medeiros.
– Dante Ângelo Pilla.
– Diário de Notícias.
– Ernesto Neugebauer.
– Ipiranga.
– Juca Batista.
– Nilo Peçanha.
– Padre Cacique.
– Plínio Kroeff.
– Salvador França.
– Sertório.
– Severo Dullius.
– Tarso Dutra.
– Dom Pedro II.
– Pereira Franco.
De acordo com a EPTC, os pontos de fiscalização, que utilizam equipamentos portáteis de medição de velocidade, são definidos com base em estudos técnicos. Para dar maior transparência às ações de fiscalização, o mapa interativo com os locais de todos os medidores eletrônicos de velocidade (MEV) do tipo portátil (radar), Fixo Redutor (lombada eletrônica) e do tipo Fixo Controlador (pardal) estão disponíveis para consulta no portal eptctransparente.com.br.
Os locais também são informados pelo aplicativo Waze. Os pontos aparecerão com o ícone de polícia, acompanhado da descrição “radar móvel” e da informação sobre a velocidade máxima permitida na via. Além disso, as localizações continuarão sendo divulgadas pelos canais oficiais da prefeitura.
(Marcello Campos)