O Sistema de Monitoramento de Tráfego Eletrônico, desenvolvido pela Procempa (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre), localizou mais um veículo roubado que circulava nas vias de Porto Alegre. Um modelo Renault/Sandero, cor vermelha, foi encontrado nas imediações da rua Dom Pedro II. Na semana passada, outro veículo, modelo Chevrolet/Classic LS, vermelho, que trafegava pela avenida Bento Gonçalves também foi localizado pelo sistema. Ambos os veículos foram recuperados em ações da Secretaria de Segurança Pública do Estado e os condutores foram presos.
O monitoramento é feito em tempo real em pontos estratégicos da Capital. Ao todo, são 27 câmeras distribuídas em diferentes locais que leem a placa do carro, alertam o sistema em caso de furto/roubo e emitem um sinal em caso de irregularidade. Em dez meses de operação, o Sistema de Monitoramento de Tráfego Eletrônico localizou mais de 150 veículos roubados, furtados ou clonados em Porto Alegre. Desse total, 27 foram recuperados. O sistema também identifica veículos com licenciamento vencido. O sistema é acompanhado pelo Ceic (Centro Integrado de Comando da Capital) e pelo DCCI (Departamento de Comando e Controle Integrado) da SSP-RS (Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul)
Além do Monitoramento de Tráfego, a Procempa desenvolveu, ao longo do ano, outras soluções que auxiliam no combate à criminalidade na Capital, como o Detetive Cidadão, Roket.Chat, Mobile Câmera e a Rede POA + Segura. Todas as soluções agem integradas ao Sistema de Monitoramento de Tráfego.
