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Tecnologia de motos esportivas na nova Honda CG Titan

Sistema de frenagem CBS freia as duas rodas mesmo se o condutor usar apenas o pedal. Foto: Divulgação

Sistema CBS freia as duas rodas mesmo se o condutor usar apenas o pedal. Foto: Divulgação

Por Fábio Jacques

Buscando aumentar cada vez mais a segurança dos motociclistas e do trânsito de uma maneira geral, a Honda Motos do Brasil inova mais uma vez ao trazer, pela primeira vez, o sistema de freio CBS (Combined Braking System) a uma moto de baixa cilindrada: a CG 150 Titan CBS 2015, que terá a tecnologia disponível nas versões ESD e EX.

A tecnologia, presente em modelos de categorias maiores, representa um grande diferencial entre as motos de “entrada” por possibilitar, tanto a condutores novatos quanto aos que tenham vícios de pilotagem (como utilizar apenas o freio pedal), maior segurança com frenagens mais equilibradas. O auxílio do sistema de freios CBS pode evitar até mesmo acidentes sérios com a redução de até 20% na distância percorrida pela moto até a parada total.

O CBS da CG 150 Titan diferencia-se do existentes nas scooters da marca por que seu sistema de frenagem combina o funcionamento hidráulico e mecânico. Ao acionar o pedal de freio traseiro, o sistema de freio dianteiro é acionado automaticamente, por meio de um cilindro mestre, distribuindo hidraulicamente a força por todo o conjunto. Como resultado, a proporção de frenagem passa a ser de 66% para a roda traseira e 34% para a dianteira. Com isso, reduz-se o espaço necessário para a frenagem.

Três situações

Segundo testes realizados pela Honda, um condutor dirigindo a 60 km/h e freando forte apenas com o pedal para parar totalmente a moto conseguiria parar em aproximadamente 41,4 metros. Se a moto tiver o sistema CBS, partindo da mesma velocidade e igualmente pisando fundo no freio, ela pararia completamente em 27,3 metros. A diferença de 14,1 metros corresponde ao tamanho de um ônibus urbano grande.

Edição Caio Schenini/O Sul sobre Arte Honda

Se, também partindo de 60 km/h e utilizando apenas o freio traseiro, o condutor de uma moto comum freasse com cuidado para não travar as rodas, ele percorreria cerca de 38,4 metros até a imobilidade, enquanto uma versão equipada com a tecnologia CBS conseguiria zerar sua velocidade em menos de 29 metros. Para efeito de comparação, a diferença de 10,1 metros corresponde a aproximadamente dois sedans médios enfileirados.

Edição Caio Schenini/O Sul sobre Arte Honda

Mesmo se o motociclista frear corretamente, a diferença entre a motocicleta estar ou não equipada com a tecnologia CBS é de cerda de 2,5 metros até a frenagem total. O que corresponde a outra moto do mesmo tipo.

Edição Caio Schenini/O Sul sobre Arte Honda

Como funciona

A animação abaixo demonstra o funcionamento do sistema que está equipando a nova Honda CG 150 Titan 2015.

Primeiro, o freio do manete trava apenas a roda dianteira. Em seguida, o freio pedal passa a força para o cilindro mestre que faz a distribuição 66/34 entre as duas rodas. Por fim, a frenagem ideal, utilizando o manete e o pedal simultaneamente, também ganha em segurança e equilíbrio.

 

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