Ícone do site Jornal O Sul

Temer passou por novos exames urológicos

A foto de novembro mostra Temer deixando o hospital de helicóptero após uma angioplastia. (Foto: Reprodução)

Depois de passar por uma cirurgia na próstata no final de outubro, o presidente Michel Temer, 77 anos, realizou nesta segunda-feira (11) exames urológicos no posto médico do Palácio do Planalto, sede do Executivo, onde trabalha, em Brasília (DF).

De acordo com informações da Presidência da República, os exames estavam previstos e foram realizados por volta das 15h30min. Em outubro deste ano, Temer já havia sido submetido a um outro procedimento que tinha como objetivo diminuir o tamanho da próstata, após ter sofrido um episódio de obstrução do canal uretral.

No final de novembro, Temer passou por uma angioplastia de três artérias coronárias. O médico Roberto Kalil Filho, que atende Temer, informou que a cirurgia havia sido feita após uma avaliação em que foi constatada uma pequena evolução da obstrução de uma das artérias.

Temer realizou o procedimento cirúrgico em três artérias coronárias, na principal região do coração, com o implante de “stent” em duas delas. O “stent” é uma prótese de malha metálica que é colocada no interior da artéria para mantê-la dilatada e, assim, evitar nova obstrução.

Na terceira artéria, foi feita apenas a angioplastia para o alargamento do vaso com o uso de uma espécie de balão, mas sem a implantação do “stent”. Kalil Filho informou também que o procedimento não foi uma emergência, apesar de que as artérias apresentavam obstrução relevante, de aproximadamente 90%. Caso houvesse mais de uma das artérias principais entupidas, o presidente precisaria passar por uma cirurgia cardíaca.

Sair da versão mobile