Ícone do site Jornal O Sul

Temporal deixa ao menos 500 casas atingidas em Palmeira das Missões, no Norte Gaúcho

Durante o temporal, foram registradas rajadas de vento que chegaram a 65,5 km/h. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Um temporal registrado no fim da tarde de quinta-feira (19) provocou danos significativos em Palmeira das Missões, no Norte do Estado. De acordo com a prefeitura, ao menos 500 residências foram afetadas. O número, no entanto, é considerado preliminar e pode aumentar à medida que o levantamento avança, principalmente nas áreas rurais.

Segundo o prefeito Evandro Luis Massing, há registros de estragos em diferentes pontos da cidade. Bairros enfrentam interrupções no fornecimento de energia elétrica e água. Diante da situação, a administração municipal deve decretar situação de emergência ainda nesta sexta-feira.

Logo após a confirmação dos danos, equipes da 7ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil foram enviadas ao município. O Departamento de Gestão de Desastres do Estado também acionou a concessionária de energia elétrica e outras secretarias estaduais para atender eventuais demandas.

Um Gabinete de Gestão de Crise foi instalado com a participação do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, coordenação local da Defesa Civil e representantes da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

Ainda na noite de quinta-feira, iniciou-se a distribuição de lonas às famílias atingidas. O hospital do município teve os serviços normalizados após o restabelecimento da energia elétrica. A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza o levantamento dos danos e das famílias afetadas. Até o momento, não há registro de desabrigados, embora haja pessoas desalojadas.

A Defesa Civil estadual também organizou o envio de telhas de fibrocimento para auxiliar na recuperação das moradias danificadas. A logística de distribuição está sendo coordenada pelo órgão estadual.

As equipes seguem atuando na cidade, com prioridade para o restabelecimento completo da energia elétrica, internet e serviços de telecomunicações. Durante o temporal, foram registradas rajadas de vento que chegaram a 65,5 km/h.

Sair da versão mobile