Ícone do site Jornal O Sul

Temporal deixa duas pessoas feridas e arranca parte do telhado de universidade em Porto Alegre

Indivíduos em situação de rua buscavam abrigo da chuva em imóvel abandonado no Centro Histórico. (Foto: Divulgação/Defesa Civil Municipal)

Um temporal com ventania atingiu várias cidades gaúchas no fim da tarde dessa sexta-feira (29). No Centro Histórico de Porto Alegre, houve desabamento parcial do forro de uma casa, ferindo três pessoas em situação de rua e que buscavam abrigo contra chuva. Já no bairro Alto Teresópolis (Zona Sul), parte da cobertura metálica do telhado da Uniritter caiu na calçada em frente à instituição.

A Defesa Civil da Capital informou que o local da primeira ocorrência é uma residência desabitado, na rua Riachuelo quase esquina com a Washington Luiz, imediações da Praça do Aeromóvel  e Usina do Gasômetro. Os feridos sofreram escoriações e receberam atendimento no Hospital de Pronto Socorro (HPS) e não correm risco de morte.

“Uma ação conjunta com a Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros Militar e Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] prestou socorro a dois moradores em situação de rua que ficaram sob os escombros”, relatou o órgão municipal em postagem nas redes sociais. “Nossa equipe verificou o risco de novo desabamento, isolou a área e monitora a situação.”

Já no caso da universidade, a estrutura foi parar, retorcida, sobre a parada de ônibus em frente ao prédio que serve de entrada auxiliar da instituição, a poucos metros da sede da Rede Pampa de Comunicação. Ninguém se feriu, mas os danos causados a um poste de energia causaram falta de luz na região e estreitamento de pista no trecho da avenida Orfanotrófio.

Por meio de sua assessoria de comunicação, o órgão municipal também relatou a entrega de lonas aos moradores de duas residências que sofreram destelhamento. Ambos os imóveis ficam na Zona Norte da capital gaúcha – um no bairro São Geraldo e outro no Humaitá, perto da Arena do Grêmio.

CEEE Equatorial

Por volta das 20h, cerca de 60 mil clientes residenciais e comerciais da concessionária CEEE Equatorial em todo o Estado permaneciam sem luz. O motivo foram os desligamentos de estações alimentadoras de energia.

Em Porto Alegre, os bairros com maior corte no fornecimento incluíam Sarandi e Jardim Itu-Sabará (Zona Norte), Jardim Botânico (Zona Leste), Lami e Itapuã (Zona Sul) e Menino Deus (zona central).

Também constam na lista de cidades mais afetadas Alvorada, Viamão e Guaíba (Região Metropolitana), Charqueadas e São Jerônimo (Região Carbonífera). Mais de 50 equipes trabalhando para normalizar a situação.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile