Ícone do site Jornal O Sul

Terremoto atinge Papua-Nova Guiné e provoca alerta de tsunami

Mapa mostra local do epicentro do terremoto, perto da costa de Papua Nova-Guiné (USGS/Reprodução)

Um forte terremoto de 7,5 graus de magnitude atingiu a ilha de Papua-Nova Guiné na manhã desta terça-feira (horário local), provocando um alerta de tsunami para as áreas localizadas em um raio de 300 quilômetros do epicentro do tremor.

Segundo o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o terremoto aconteceu a uma distância de 130 quilômetros da cidade de Kokopo, no nordeste de Papua Nova-Guiné e a uma profundidade de 42 quilômetros. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico informou que ondas de até um metro podem atingir as regiões costeiras do país.

Apesar do alerta, não há relatos imediatos de tsunami ou mesmo de destruição na ilha, afirmou Chris McKee, vice-diretor do observatório geofísico da capital do país, Port Moresby. “O terremoto foi no mar e as ilhas próximas são pouco habitadas”, declarou ele. McKee acrescentou que pediu para que os moradores dos vilarejos costeiros tomem precauções extras diante do risco de ondas. Na semana passada, dois outros terremotos atingiram a mesma região do tremor desta terça. Ambos eram mais fracos e nenhum causou danos ou gerou tsunamis.

Sair da versão mobile