Ícone do site Jornal O Sul

Terremoto na Nova Zelândia deixa dois mortos, diz primeiro-ministro

Fissuras foram abertas no asfalto em rua perto do porto central de Wellington. (Foto: Reprodução)

O forte terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Nova Zelândia neste domingo (13) deixou duas pessoas mortas, segundo o primeiro-ministro, John Key. “Nós não temos nenhuma indicação no momento de acreditar que vai subir [o número de mortos], mas não podemos descartar isso”, disse Key a repórteres na capital, Wellington, acrescentando que os detalhes das mortes ainda estavam sendo confirmados, cerca de sete horas após o tremor principal.

A polícia tentava chegar ao local de uma das mortes, uma propriedade rural a 150 km de Christchurch, enquanto outra pessoa morreu em um desabamento no vilarejo vizinho de Kaikoura. Milhares de pessoas deixaram suas casas na costa leste do país em direção a áreas mais altas, após a Defesa Civil da Nova Zelândia emitir o alerta de tsunami, com possibilidade de ondas destrutivas. Vilarejos rurais na Ilha do Sul foram isolados por deslizamentos de terra e ficaram sem serviço telefônico durante as fortes réplicas, que duraram horas.

Helicópteros com equipes de resgate foram enviados para perto do epicentro do terremoto, a 91 km ao nordeste de Christchurch, maior cidade da Ilha do Sul, onde um tremor de magnitude 6,3 em fevereiro de 2011 matou 185 pessoas. (AG)

Sair da versão mobile