Ícone do site Jornal O Sul

Terrorista preso revela que Eurocopa seria alvo de atentados, diz jornal

Série de atentados em Paris, em novembro passado, deixou 130 mortos. (Foto: Jacques Brinon/AP)

Um dos envolvidos nos ataques a Bruxelas (Bélgica) de 22 de março e preso na sexta-feira, Mohammed Abrini disse aos investigadores belgas que a célula terrorista pretendia fazer atentados durante a Eurocopa (torneio de futebol das seleções europeias), que ocorrerá em dez cidades da França entre 10 de junho e 10 de julho. A informação foi divulgada nessa segunda-feira pelo jornal francês Libération.

Um oficial que participa das investigações disse ao periódico que, se confirmado o depoimento de Abrini, não há surpresa por parte da polícia francesa sobre a Euro ser um possível alvo. “As forças de segurança já examinam possíveis locais de ataques para saber como reagir à ameaça”, afirmou.

O governo da França anunciou que vai reforçar o esquema de segurança para as “fun zones”, como são chamados os espaços ao ar livre em que milhares de torcedores se concentram para assistir aos jogos em telões. O perímetro dessas zonas será fechado por policiais e haverá revista rigorosa para quem levar bolsas e sacolas – a prefeitura de Lyon proibirá esses artigos.

A maior “fun zone” ficará em Paris, ao lado da Torre Eiffel, onde se espera cem mil torcedores. O jogo de abertura e a final do evento serão no Stade de France, um dos alvos dos ataques de 13 de novembro do ano passado.

Sair da versão mobile