Ícone do site Jornal O Sul

Testes de covid podem ser declarados no Imposto de Renda. Entenda condições

País tem 20.521 casos confirmados de coronavírus em 24 horas, segundo o consórcio de imprensa. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Assim como foi feito no ano passado, os testes de covid realizados em laboratórios poderão ser deduzidos no Imposto de Renda 2022.

Porém, de acordo com a sócia da área de impostos da KPMG Janine Goulart, os testes feitos em farmácia não se encaixam em deduções – com exceção de procedimentos em que a nota fiscal é emitida por um laboratório.

Vale lembrar que, para a dedução ser aplicada, o modelo de declaração feito na plataforma da Receita Federal precisa ser o completo. Por conta disso, explica Janine, o ideal é preencher deste modo, mas comparar com a entrega simplificada. “Precisa ver qual é o mais vantajoso (financeiramente).”

Para declarar, na ficha de Pagamentos Efetuados, selecione o código 21 – “Hospitais, clínicas e laboratórios no Brasil”. Será necessário informar o valor pago e também se houve reembolso parcial. Além disso, o nome da instituição prestadora do serviço é solicitado.

Sair da versão mobile