Ícone do site Jornal O Sul

Tiroteio em mesquita deixa mortos e feridos no Canadá

Homens invadiram o local e abriram fogo durante noite de orações (Foto: Reuters)

Um tiroteio dentro de uma mesquita matou pelo menos seis pessoas e deixou oito feridos em Quebec, no Canadá, na noite deste domingo (29), informou a polícia local. A ação ocorreu no Centro Cultural Islâmico e foi classificada pelo premiê canadense, Justin Trudeau, como um “ataque terrorista”.

Cerca de 40 pessoas faziam orações no momento em que dois homens armados entraram no templo. Ainda de acordo com a as autoridades, dois suspeitos de participar da ação foram presos, mas existe a possibilidade de um terceiro continuar foragido.

Os mortos têm entre 35 e 70 anos, afirmou a porta-voz da polícia local, Christine Coulombe. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos feridos. Segundo o jornal La Presse, a ação ocorreu por volta das 20h do domingo (23h em Brasília) e ao menos um dos suspeitos estava armado com um fuzil AK-47.

O motivo do ataque ainda não foi esclarecido. Segundo a imprensa local, a mesquita sofreu atos de vandalismo e mensagens xenófobas nos últimos meses. Uma cabeça de porco foi deixada diante da porta do templo durante o Ramadã, em junho de 2016. Outras mesquitas do Canadá foram alvos de frases racistas nos últimos meses.

O ataque acontece no momento em que o Canadá promete abrir as portas aos muçulmanos e refugiados, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um polêmico decreto que suspende a entrada dos refugiados e cidadãos de sete países muçulmanos, o que provocou o caos nas viagens e indignação no mundo. (AG) 

Sair da versão mobile