Ícone do site Jornal O Sul

Tiroteio em um festival de música e arte deixa pelo menos um morto e 20 feridos nos Estados Unidos

A organização do festival disse estar “chocada e profundamente triste” com o ocorrido. (Foto: Reprodução)

Uma pessoa foi morta e pelo menos 20 ficaram feridas durante uma troca de tiros, neste domingo (17), em um festival de música e arte em Trenton, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

De acordo com o promotor do condado de Mercer,  Angelo Onofri, entre os feridos, 17 receberam atendimento por ferimentos a bala e quatro deles, incluindo um menino de 13 anos, encontram-se em estado grave.

Ele afirmou que dois homens abriram fogo durante o festival Art All Night, que era realizado no edifício  Roebling Wire Works. Um dos atiradores, um homem de 33 anos, foi morto. Dois suspeitos foram presos pela polícia.

No momento em que foram efetuados os disparos, cerca de 1 mil pessoas estavam no local. De acordo com o USA Today, o festival não contava com detectores de metal na entrada.

Angelo Nicolo disse que ele e seu irmão estavam no evento quando ouviram sons de tiros. Segundo ele, houve tumulto, e as pessoas começaram a correr pela rua. “Eu vi dois policiais escoltando um cara que levou um tiro na perna. Eles o enfaixaram e o levaram embora”, contou.

O evento, que tinha começado no sábado (16) à tarde, seria encerrado neste domingo. O prefeito de Trenton, Eric Jackson, também falou sobre o incidente: “Minha simpatia vai para as vítimas e suas famílias. Todos os tiroteios são uma crise. Isso não é apenas um ato de violência. Isso é uma questão de saúde pública”.

Ainda não se sabe ao certo o que motivou a confusão. “Eu vi dois socos e depois ouvi vários tiros”, afirmou Franco Roberts, que estava no festival. As autoridades iniciaram uma investigação para identificar se há outros envolvidos no caso. Até agora, três suspeitos foram identificados. 

Nota

A organização do festival disse estar “chocada e profundamente triste” em uma nota publicada na sua página no Facebook neste domingo. “Ainda estamos processando muito isso e ainda não temos muitas respostas”, diz o post, que também afirma não haver artistas entre as vítimas.

“Sabemos que há muitas perguntas e muita especulação neste momento. Ainda estamos tentando nos informar sobre essa situação toda. O que sabemos é que agora não podemos liberar nenhum trabalho artístico que esteja atualmente dentro do prédio da Roebling Wire Works. Dito isso, prometemos que entraremos em contato assim que tivermos mais perguntas sobre isso. Nós realmente agradecemos sua compreensão e paciência durante esta situação incrivelmente difícil e confusa”, afirma o comunicado.

Controle de armas

Em abril, um estudante ficou ferido durante um tiroteio ocorrido na escola de ensino médio Forest High, em Ocala, no Estado norte-americano da Flórida. O incidente aconteceu minutos antes do início de um protesto de estudantes secundaristas de mais de 2,5 mil instituições públicas de ensino dos Estados Unidos, como parte de uma ampla mobilização nacional a favor do controle de armas no país.

Sair da versão mobile