Ícone do site Jornal O Sul

TJRS está entre os Tribunais de Justiça mais transparentes do Brasil em ranking do CNJ

A iniciativa foi aprovada, por unanimidade, pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça, no final de outubro. (Foto: Divulgação)

O Tribunal de Justiça do RS (TJRS) conquistou a 1ª colocação no segmento em que atua, entre os Tribunais de Justiça de Grande Porte, no Ranking Transparência com pontuação de 94,2%. Também alcançou o 8º no segmento Justiça Estadual, empatado com TJMT e TJPE. Este percentual é o melhor resultado obtido pelo TJRS desde a primeira edição do Ranking Transparência em 2018, demonstrando a constante evolução neste quesito. A premiação ocorreu na 2ª Reunião Preparatória para o 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário, liderada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Luiz Fux.

Segundo a Juíza-Assessora da Presidência e coordenadora da Assessoria de Assuntos Estratégicos (ASSSEST), Eliane Garcia Nogueira, o excelente resultado evidencia os esforços da Administração em prol da transparência, prestação de contas e comunicação efetiva com a sociedade, valores que norteiam a gestão do Desembargador Voltaire de Lima Moraes. A magistrada também agradece a colaboração de todas direções, assessorias e unidades, as quais foram fundamentais para o alcance deste resultado.

O ranking é realizado anualmente e busca valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam no fornecimento de informação de forma clara e organizada. Os itens sob avaliação estão distribuídos em nove temas compostos por 83 perguntas, como por exemplo, se os órgãos publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.

A Coordenadora de Imprensa, Adriana Arend, destaca que esse é o resultado da política de comunicação instituída pelo Tribunal gaúcho, que prioriza a objetividade e transparência. “Esse reconhecimento é fruto da excelência do trabalho desenvolvido pelos profissionais do TJ, que primam pela exatidão das informações prestadas, cabendo ao setor de Imprensa organizar a publicação dos conteúdos e sua respectiva identificação visual no site e demais canais de comunicação do TJRS – com parceria e execução da Direção de Informática”, afirmou Adriana.

Para saber mais sobre a premiação, acesse o Portal CNJ.

Sair da versão mobile