Ícone do site Jornal O Sul

Todos os dias, 7.200 bebês nascem mortos no mundo

Metade das ocorrências se dá durante o parto. (Foto: Reprodução)

Cerca de 2,6 milhões de recém-nascidos sem vida foram registrados em 2015 no mundo, cerca de 7,2 mil natimortos por dia – queda de 2% ao ano entre 2000 e 2015, segundo estudos publicados na terça-feira. “Entre os 2,6 milhões de natimortos [ao longo do último trimestre de gestação ou após 28 semanas de gravidez], a metade ocorre durante o parto”, ressaltou a revista médica britânica The Lancet, que apresenta conclusões de cinco pesquisas conduzidas por especialistas em 43 países.

A queda registrada entre o período foi mais lenta do que a da taxa de mortalidade materna (3% ao ano) ou de crianças menores de 5 anos (4,5%), apontam o professor Joy Lawn e seus colegas da Escola de Medicina Tropical e de Higiene de Londres (Reino Unido). Com base em dados recolhidos em 18 países, as anomalias congênitas explicam 7,4% dos natimortos.

Os pesquisadores observam que muitas patologias poderiam ser tratadas, como infecções maternas (como a malária e a sífilis, responsáveis por 8% e 7,7% dos natimortos, respectivamente). Fatores relacionados ao estilo de vida ou dieta (obesidade, tabagismo) e doenças não infecciosas são responsáveis pelas mortes em cerca de 10% dos casos. A idade das mães com mais de 35 anos intervém em 6,7%.

A pré-eclâmpsia e a eclâmpsia (pressão sanguínea anormalmente alta na gravidez) contribuem para 4,7% dos natimortos e a gravidez prolongada, para 14%. A esmagadora maioria (98%) dos natimortos é também identificada nos países de baixa e média renda. (AFP)

Sair da versão mobile