Ícone do site Jornal O Sul

Toma posse o novo comando da Polícia Civil gaúcha

O secretário Sandro Caron (à esquerda) e o governador Eduardo Leite (centro) prestigiaram o novo chefe da corporação, Heraldo Chaves Guerreiro, e a subchefe Adriana Regina da Costa. (Foto: Divulgação)

Uma solenidade realizada em Porto Alegre no início da noite dessa quarta-feira (4) marcou a posse oficial do novo comando da Polícia Civil gaúcha. A corporação tem agora como chefe o delegado Heraldo Chaves Guerreiro e sua colega Adriana Regina da Costa como subchefe, ambos com vários anos de experiência nas áreas investigativa e de gestão.

O evento teve como local o plenário Milton Varela Dutra, na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), no bairro Praia de Belas. Participaram o governador Eduardo Leite e o titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Sandro Caron, dentre outras autoridades e representantes do setor.

As escolhas de Heraldo e Adriana para os cargos havia sido anunciada na primeira semana de maio. Então subchefe, ele foi escolhido pelo governador para substituir o delegado Fernando Sodré, que em fevereiro de 2023 se tornou o primeiro negro a chefiar a Polícia Civil gaúcha (fundada há 184 anos) e agora se aposenta.

Perfis

Nascido no município de Mostardas (Litoral Sul do Estado), Heraldo Chaves Guerreiro tem 65 anos. Ele ingressou na Polícia Civil em 1982, como investigador, e foi promovido a delegado dez anos depois, deflagrando uma trajetória que inclui unidades no Vale do Sinos (São Leopoldo), Litoral Norte (Xangri-Lá, Atlântida Sul e Capão da Canoa), além de sua cidade natal.

Em março de 2021 passou a comandar o Departamento de Polícia do Interior (DPI). Já no ano seguinte, foi nomeado secretário adjunto da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, quando a pasta tinha no comando Vanius Cesar Santarosa.

“Este é um momento muito especial em minha carreira”, frisou em um dos trechos de seu discurso de posse, nessa quarta-feira. “Antes de ser convidado para subchefe eu pensava ter encerrado minha missão, mas renovei meu compromisso, conquistamos bons resultados e agora assumo o desafio mais importante da minha vida. Nosso foco será a valorização dos servidores e a integração das forças de segurança para continuarmos reduzindo os indicadores de violência.”

Já Adriana Regina da Costa é a primeira mulher a assumir a subchefia da corporação, após dois anos e meio na condução do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM). Ela ingressou na Polícia Civil como delegada, em 1999.

Desde então, atuou no Centro de Operações de Cruz Alta (Noroeste gaúcho) e no Posto Policial da Mulher, antes de assumir a titularidade de Delegacias em Canoas (Região Metropolitana) e em Porto Alegre, onde liderou unidades voltadas à proteção do idoso e ao atendimento à mulher.

Entre 2007 e 2012, comandou a 2ª Delegacia de Polícia da Capital, reconhecida em 2010 como a segunda melhor delegacia do Brasil em qualidade de serviços. Assumiu em 2012 a 1ª Delegacia Regional Metropolitana e, no mesmo ano, o Departamento Estadual de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Com a palavra…

O novo chefe apontou quais serão suas principais metas à frente da Polícia Civil. “Esta é uma missão pública que abraço com humildade, orgulho e profundo senso de responsabilidade. Trabalharemos no combate ao crime organizado, proteção das mulheres, defesa da juventude e enfrentamento da violência. Minha gestão também terá como pilares a valorização dos profissionais, integração entre as forças de segurança, inteligência e estratégia. A resposta ao crime exige preparo, tecnologia e visão”.

“A posse marca um novo momento na condução da segurança pública do Estado, com foco na modernização das estruturas policiais, integração entre forças de segurança e no fortalecimento da atuação investigativa”, ressaltou a corporação.

Em discurso no evento, Eduardo Leite mencionou a queda contínua nos indicadores de segurança pública do Rio Grande do Sul: “Tenho excelente expectativa em relação a esta nova etapa. A Polícia Civil tem obtido resultados importantes, ao lado de outras instituições nessa coalizão que ajudamos a construir para o enfrentamento da criminalidade”.

O secretário Caron, por sua vez, enalteceu a competência e profissionalismo dos novos gestores: “Os currículos deles falam por si só. Temos certeza de que, sob seu comando, a Polícia Civil continuará fazendo um grande trabalho”.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile