Ícone do site Jornal O Sul

Tome cuidado! Custo das tarifas de bancos varia até 447%

Taxas sobem de instituição para instituição e a dica é pesquisar o pacote mais adequado. Crédito: Reprodução

Vale a pena pesquisar também na hora de abrir uma conta em banco. Uma pesquisa do Procon mostra que a variação entre as tarifas cobradas pode chegar a 447%, dependendo da instituição. A maior diferença encontrada foi no saque usando o cartão de crédito. Se no Banco do Brasil o cliente paga 4 reais, no Santander a tarifa chega a 21,90 reais na utilização do serviço. Além dos bancos citados, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, HSBC e Banco Safra também foram alvos do levantamento.

Além das diferenças nas tarifas bancárias, o cliente também pode levar um susto na hora de pegar o extrato. Comparando as tarifas cobradas em 2014 e nesse ano, o aumento na taxa para fazer a consulta do saldo da conta (quando o serviço excede o previsto nos pacotes contratados) subiu 25% no Bradesco.

O banco, aliás, aumentou 23 tarifas, mesmo número da Caixa Econômica Federal. O campeão da inflação nos serviços é o Itaú, com 29 tarifas mais caras esse ano do que no mesmo período do ano passado.

Pacote de serviços.
No comparativo entre os serviços padronizados, o Itaú é o mais caro nas quatro categorias. No pacote 2, que inclui quatro saques mensais, dois extratos, entre outros serviços, o serviço é oferecido por 16,40 reais, 32,87% mais caro do que o mesmo pacote no HSBC, que sai por 11,90 reais.

Segundo a economista do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), Ione Amorim, o cliente precisa ficar de olho na rotina bancária e, caso ache que está pagando demais, procurar outro serviço ou outra instituição que cobra mais barato pelo pacote.
“O cliente tem o direito de mudar de pacote de serviços a qualquer momento, adequando suas necessidades às tarifas cobradas”, explicou.

Para o cliente que tem o hábito de usar a internet, as contas digitais são opção. Os pacotes não costumam cobrar tarifa para administração. De acordo com o Procon, a contratação de cestas de serviços é opcional e o banco não pode impor nada ao cliente. O consumidor têm direito aos “serviços essenciais”, garantido pelo Banco Central: dez folhas de cheque mensais e quatros saques estão inclusos.

Sair da versão mobile