Ícone do site Jornal O Sul

Trânsito de Porto Alegre registra uma morte neste fim de semana

Também foram registrados três atropelamentos durante o período. (Foto: Arquivo/EPTC)

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou, nesta segunda-feira (12), o balanço de acidentes no trânsito de Porto Alegre durante o fim de semana. Entre as 18h de sexta-feira (9), e as 6h desta segunda foram registradas 73 ocorrências no período com uma morte.

O óbito confirmado será analisado pelo Programa Vida no Trânsito, que realiza o levantamento detalhado das circunstâncias e fatores associados às ocorrências fatais.

Nos casos com morte analisados pelo Programa Vida no Trânsito, os principais fatores identificados incluem:

– Avanço de sinal vermelho ou parada obrigatória
– Velocidade excessiva ou inadequada
– Condução sem habilitação regular
– Alcoolemia
– Conversões ou circulação em locais proibidos

Do total, 41 sinistros envolveram apenas danos materiais e 28 resultaram em lesões corporais. Também foram registrados três atropelamentos durante o período analisado.

Os atropelamentos seguem entre os sinistros mais preocupantes por atingirem os usuários mais vulneráveis das vias. A EPTC reforça que a probabilidade de morte aumenta significativamente quando a velocidade do veículo supera 50 km/h, evidenciando a importância do respeito aos limites de velocidade e da prioridade aos pedestres.

As ocorrências são registradas pelos agentes da EPTC no sistema Sinesp CAD – Central de Atendimento e Despacho, integrado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

 

Sair da versão mobile