Ícone do site Jornal O Sul

Trenzinho da Redenção volta a operar a partir deste sábado

Equipamento é movido a biodiesel e possui lugares para 72 pessoas. (Foto: Divulgação/PMPA)

Uma das mais tradicionais atrações do Parque Farroupilha (Redenção), desativada em 2007, está prestes a retornar ao cenário de Porto Alegre. Neste sábado, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente retoma os passeios de trenzinho pelo parque, com a concessão do serviço à empresa Sólidos Diversões, vencedora da concorrência pública para exploração da atividade.

O equipamento, com características semelhantes a uma maria-fumaça, é movido a biodiesel e conta com lugares para 72 pessoas, sendo dois vagões com cobertura e um sem. A locomotiva, nas cores verde, amarelo e vermelho, percorrerá trilha de 1,8 mil metros em cerca de 15 minutos, passando pelos principais recantos do parque. O trenzinho apresenta lâmpadas de LED nas laterais e conta com sistema de som com música, sino, buzina, faróis e um equipamento que faz bolhas de sabão. A composição também deverá possuir sistema de sonorização com fins educativos, relatando durante o trajeto a história do parque.

Tarifa

Conforme a Sólidos Diversões, a tarifa será de 6 reais. Por lei, quem define o valor do ingresso é a própria permissionária. Os bilhetes serão vendidos no antigo postinho, prédio tombado pelo patrimônio histórico, que se localiza às margens de onde passava o leito da rua Setembrina, totalmente reformado. O horário de funcionamento será das 14h às 19h30min, de segunda-feira a sexta-feira, e das 9h às 20h aos sábados, domingos e feriados. A permissão de uso terá validade de cinco anos, podendo ser prorrogada por iguais e sucessivos períodos. (Aline Czarnobay e Ney Gastal/PMPA)

Sair da versão mobile