Ícone do site Jornal O Sul

Três dias de voo: avião movido a energia solar cumpre mais uma etapa da volta ao mundo

A expectativa é que o avião solar prossiga até Nova York, de onde seguirá para a Europa. (Foto: reprodução)

O avião Solar Impulse 2 chegou nesse domingo à Califórnia (EUA) depois de atravessar o Oceano Pacífico, etapa mais perigosa da volta ao mundo executada pela primeira aeronave movida exclusivamente com a energia do sol. A aeronave pousou em Mountain View, ao sul de São Francisco, às 23h44min (horário local), segundo informou a página do projeto na internet. O Solar Impulse 2, pilotado por um dos seus criadores, o suíço Bertrand Piccard, voou durante três dias e três noites, saindo do Havaí, e percorreu 4.528 quilômetros.

Concluída esta etapa, considerada a mais perigosa pela falta de pontos para pouso em caso de emergência, o avião completou o trajeto que cruzava o Pacífico e que foi iniciado em 2015 pelo outro criador do projeto, o também suíço André Broschberg. No Havaí, de onde partiu na quinta-feira, a aeronave ficou parada durante quase 300 dias, para o reparo de avarias que ocorreram durante um voo que partiu do Japão.

A expectativa é que o avião solar prossiga até Nova York, de onde seguirá para a Europa, para o Norte de África e, finalmente, para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde começou a viagem, em março de 2015. O projeto tem o objetivo de demonstrar ao mundo as potencialidades das energias renováveis.

Sair da versão mobile