Ícone do site Jornal O Sul

Três mil sírios fogem para a Turquia com avanço de forças pró-governo

Pelo menos 12.733 civis foram deslocados nos últimos dois meses de conflitos, e mais deslocados são esperados caso as forças pró-Assad avancem, informou a ONU. (Foto: Reprodução)

Mais de 3 mil turcomenos e árabes fugindo das forças pró-governo da Síria no Norte da província de Latakia cruzaram para a Turquia nos últimos três dias, relatou a agência turca de emergências nessa segunda-feira.

Uma autoridade turcomena disse que outros milhares de imigrantes são esperados, à medida que um acampamento de maioria turcomena, no vilarejo sírio de Yamadi, estava sendo esvaziado por conta do avanço de forças pró-governo apoiadas por ataques aéreos russos.

“Após os ataques terem se espalhado pelo acampamento de Yamadi, o primeiro grupo de 731 imigrantes, na maioria bebês, crianças, mulheres e idosos, entrou no nosso país.”

Reduto de al-Assad
Cidades rurais, em uma província tradicionalmente vista como um reduto do presidente sírio Bashar al-Assad, eram relativamente seguras até a ofensiva militar realizada nos últimos dois meses, que incluiu aproximadamente 300 ataques aéreos, de acordo com informações da ONU (Organização das Nações Unidas).

Parentes Étnicos
Os turcomenos são parentes étnicos dos turcos, e a Turquia está insatisfeita com o que descreve ser ataques russos contra eles na Síria. Pelo menos 12.733 civis foram deslocados nos últimos dois meses de conflitos, e mais deslocados são esperados caso as forças pró-Assad avancem, informou, em relatório, a ONU. (AG)

Sair da versão mobile