Ícone do site Jornal O Sul

Tribunal Regional Federal em Porto Alegre tem novos dirigentes até 2023

Desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira assumiu nesta segunda-feira a presidência da Corte. (Foto: Divulgação/TRF-4)

O desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira assumiu nesta segunda-feira (21) a presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), sediado em Porto Alegre. Também foram empossados o novo vice-presidente da Corte, Fernando Quadros da Silva, e o corregedor-geral do órgão, Cândido Alfredo Silva Leal Júnior. O mandato tem vigência até junho de 2023.

A cerimônia de posse foi realizada de forma mista, com a presença física apenas dos novos dirigentes da Corte e de um número restrito de familiares. Os demais desembargadores do órgão, bem como autoridades e convidados participaram de forma virtual.

Pereira, ao fazer o seu discurso, frisou a importância do trabalho da Justiça para a sociedade: “A existência do Estado, e, por consequência dos denominados poderes estatais, executivo, legislativo e judiciário, surge como condição para a vida em sociedade. E somente trabalhando pelo fortalecimento destas instituições podemos progredir”.

O novo presidente da Corte também falou sobre a necessidade de comunicação para que a prestação jurisdicional continue evoluindo: “É importante que continuemos a manter a necessária e saudável interlocução com a sociedade, jurisdicionados e todos aqueles que integram ou se relacionam com o sistema de Justiça”.

Pandemia

“Haveremos de continuar a ouvir e a conversar com as servidoras, servidores, magistradas e magistrados da Justiça Federal, bem como respectivas entidades de representação”, acrescentou o magistrado, que mencionou a pandemia  de coronavírus e seus impactos:

“A todos que se foram, e aos familiares, nossos mais profundos sentimentos. E a certeza de que continuaremos tomando as necessárias cautelas e cuidando para que a retomada das atividades presenciais ocorra gradativamente, nos momentos apropriados, e com cuidado e atenção”.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile