Ícone do site Jornal O Sul

Trio ganha o Nobel de Economia por ajudar no combate à pobreza no mundo

Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer ganharam o Nobel de Economia 2019. (Foto: Twitter/The Nobel Prize)

O americano nascido na Índia Abhijit Banerjee, a franco-americana Esther Duflo e Michael Kremer, também dos Estados Unidos, foram premiados nesta segunda-feira (14) com o Nobel de Economia “por sua abordagem experimental para aliviar a pobreza global”.

Os três são pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology e da Universidade de Harvard, nos EUA. Esther Duflo, 46 anos, é a segunda mulher e a pessoa mais jovem a receber o Nobel de Economia.

“As descobertas da pesquisa dos premiados melhoraram drasticamente nossa capacidade de combater a pobreza na prática”, afirmou a Academia Real de Ciências da Suécia. Os estudos e novas abordagens desenvolvidas pelos economistas permitiram, por exemplo, ações mais eficazes para melhorar a saúde infantil e o desempenho escolar.

“Como resultado direto de um de seus estudos, mais de 5 milhões de crianças indianas se beneficiaram de programas eficazes de aulas de reforço nas escolas. Outro exemplo são os pesados ​​subsídios para cuidados de saúde preventivos que foram introduzidos em muitos países”, destacou o comitê do Nobel. “As pesquisas têm um grande potencial para melhorar ainda mais a vida das pessoas em pior situação do mundo”, segundo os organizadores do prêmio.

Sair da versão mobile