Ícone do site Jornal O Sul

“Triste e atordoada”: em carta aberta, Taylor Swift faz desabafo sobre relação com ex-empresário

Em seu comunicado, Taylor diz que teria sofrido bullying e controle obsessivo quanto aos rumos que sua carreira tomaria. (Foto: Reprodução/Instagram)

Por Anna Dalbem*

Em sua conta no Tumblr, Taylor Swift publicou neste domingo (30) uma carta aberta em que faz críticas ao empresário Scooter Braun. Recentemente Braun adquiriu a Big Machine Records, gravadora que possui a maioria das gravações originais da artista. De acordo com a revista Variety, a venda fechou em aproximadamente US$ 300 milhões e não foi informada à artista. Em seu comunicado, Taylor se disse profundamente chateada com a mudança de proprietário, pois teria sofrido bullying e controle obsessivo quanto aos rumos que sua carreira tomaria.

A cantora entrou em detalhes e revelou uma série de ações orquestradas pelo empresário envolvendo o rapper Kanye West, de quem Braun também administra a carreira. Ela acusou o empresário e a esposa de West, Kim Kardashian, de colaborar com o vazamento de uma gravação de um telefonema seu e de acobertar a ideia de apresentá-la nua em um de seus clipes, “Famous”. A carta foi publicada trazendo ainda um print do perfil de Justin Bieber no Instagram, que de acordo com a cantora, teria tentado intimidá-la.

Leia a carta na íntegra

“Por vários anos eu pedi e implorei por uma chance de ser dona do meu próprio trabalho. Ao invés disso, eu tive a oportunidade de renovar com a Big Machine Records e ‘ganhar’ um álbum de volta de cada vez, um para cada novo que eu entregasse. Eu fui embora porque sabia que uma vez que assinasse esse contrato, Scott Borchetta venderia a gravadora, vendendo assim a mim mesma e o meu futuro. Tive que fazer a escolha excruciante de deixar para trás o meu passado, canções que escrevi no chão do meu quarto e vídeos que sonhei e paguei com o dinheiro que ganhei tocando em bares, depois em clubes, arenas e estádios. Algumas curiosidades sobre as notícias de hoje: eu soube da compra das minhas gravações originais por Scooter Braun, conforme anunciado ao mundo. Tudo o que eu conseguia pensar era no incessante e manipulador bullying que sofri em suas mãos por anos. Como quando Kim Kardashian orquestrou o vazamento de um trecho de uma ligação telefônica ilegalmente gravada e, em seguida, Scooter reuniu seus dois clientes para me intimidar online sobre isso. Ou quando seu cliente, Kanye West, organizou um vídeo pornô de vingança que expunha o meu corpo nu. Agora Scooter me tirou o trabalho de uma vida, que eu não tive a oportunidade de comprar. Essencialmente, meu legado musical está prestes a ficar nas mãos de alguém que tentou desmantelá-lo. Esta é a minha pior situação. É o que acontece quando você assina um contrato aos quinze anos com alguém para quem o termo ‘lealdade’ é claramente apenas um conceito contratual. E quando esse homem diz que ‘a música tem valor’, ele quer dizer que seu valor é devido a homens que não participaram da criação. Quando eu deixei minhas gravações originais nas mãos de Scott, fiquei em paz com o fato de que, eventualmente, ele os venderia. Nunca em meus piores pesadelos imaginei que o comprador seria Scooter. Toda vez que Scott Borchetta ouviu as palavras ‘Scooter Braun’ escaparem de meus lábios foram quando eu estava chorando ou tentando não chorar. Ele sabia o que estava fazendo e ambos o fizeram. Controlando uma mulher que não queria estar associada a eles. Na perpetuidade. Isso significa para sempre. Ainda bem, agora estou de contrato assinado com uma gravadora que acredita que eu devo possuir qualquer coisa que eu crie. Felizmente, deixei meu passado nas mãos de Scott e não o meu futuro. E, esperançosamente, outros jovens artistas ou crianças com sonhos musicais lerão isso e aprenderão sobre como se proteger melhor em uma negociação. Você merece possuir a arte que você faz. Eu sempre serei orgulhosa dos meus trabalhos anteriores, mas para uma opção mais saudável, ‘Lover’ chega no dia 23 de agosto.

Triste e atordoada, Taylor”

(Foto: Reprodução/Tumblr)

 

Pronunciamento de Justin Bieber 

Após a repercussão da publicação feita pela cantora, Justin Bieber resolveu se pronunciar. Em uma postagem feita no Instagram, o cantor se desculpou pelo print acima e rebateu suas acusações, declarando apoio a Scooter, que segue sendo seu empresário. Veja:

Logo depois alguns famosos começaram a se manifestar sobre o caso. Uma das primeiras pessoas a se posicionar de forma favorável a Braun foi a esposa de Bieber, Hailey Baldwin, que deixou um comentário na publicação pelo marido chamando-o de “Cavalheiro”. Em resposta, Miley Cyrus, Britney Spears, Nicki Minaj, Rihanna, Katy Perry e Billie Eilish deixaram de seguir Braun em seu perfil profissional na rede.

 

*Estagiária sob supervisão de Marjana Vargas

Sair da versão mobile