As ruas do Rio amanheceram repletas de militares neste domingo (24). Na Zona Sul, dezenas de militares circulavam já nas primeiras horas desta manhã.
A abertura da operação aconteceu à meia-noite de sábado, mas os carros começaram a trafegar no fim da madrugada de domingo. São 88 mil homens escalados para proporcionar tranquilidade aos Jogos entram em campo. Eles trabalharão pelos próximos 63 dias, duração da prova mais desafiadora dentre todas as modalidades: a garantia da paz. Somente no Rio serão 67.500 homens, que formarão o maior esquema de segurança já montado na história da cidade.
As operações de patrulhamento contarão com um arsenal de tamanho gigantesco: as Forças Armadas utilizarão 12 navios, 1.169 carros, jipes e caminhões, 70 veículos blindados, 28 helicópteros, 48 embarcações de pequeno ou médio porte e 174 motocicletas. Isso sem contar os equipamentos das outras corporações encarregadas de acompanhar cariocas, turistas e as 205 delegações que participarão do evento.
A maioria dos agentes de segurança não vai tirar folgas. Férias foram suspensas. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, garante que, após uma preparação que começou ainda no Panamericano de 2007, o Rio está pronto para os Jogos. (AG)
