Ícone do site Jornal O Sul

Trump acusa ex-diretor do FBI de pedir seu assassinato

Presidente dos EUA associou a imagem a uma "clara sugestão de assassinato". (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o ex-diretor do FBI, James Comey, de insinuar uma ameaça contra ele por meio de uma publicação enigmática nas redes sociais. O líder americano associou a imagem a uma “clara sugestão de assassinato”.

“Ele sabia exatamente o que isso significava. Uma criança sabe o que isso significava. Se você é o diretor do FBI e não sabe o que isso significa? Isso significa assassinato. E diz isso em alto e bom som”, disse Trump em um trecho de uma entrevista à Fox News divulgado nesta sexta-feira. (16).

A publicação de James Comey, que comandou o FBI de 2013 a 2017, mostrava conchas dispostas na areia formando os números 8647, com a legenda “formação de conchas bacana na minha caminhada pela praia”.

A publicação foi rapidamente apagada, mas não antes de gerar indignação entre os apoiadores de Trump. Eles alegaram que seria, na verdade, uma convocação ao assassinato do presidente americano.

Nos Estados Unidos, o número 86 pode frequentemente se referir a se livrar ou jogar algo fora, enquanto 47 corresponde ao atual mandato de Trump como 47º presidente.

“Bem, ele não era muito competente, mas era competente o suficiente para saber o que isso significava. E ele fez isso por um motivo, e foi duramente atingido, porque pessoas como eu gostam do que está acontecendo com o nosso país”, completou Trump ao apresentador da Fox News, Bret Baier.

Quando contatado para comentar sobre o ocorrido, Comey direcionou a CNN para sua publicação no Instagram explicando a remoção da imagem anterior.

Ao explicar por que removeu a foto, o ex-diretor do FBI escreveu no Instagram que havia “publicado anteriormente uma foto de algumas conchas que vi hoje em uma caminhada na praia, que presumi ser uma mensagem política”.

“Eu não sabia que algumas pessoas associavam esses números à violência. Nunca me ocorreu, mas eu me oponho à violência de qualquer tipo, então removi a publicação”, completou.

Simbolismo

O número 86 é usado, incluindo em círculos militares e na indústria hoteleira e da hospitalidade, como uma gíria para se livrar de algo ou ser expulso de um estabelecimento, como um bar ou um restaurante. Já o 47 pode ser entendido como uma indicação a Trump, que é o 47° presidente dos EUA.

Durante o governo de Joe Biden, por exemplo, republicanos que pediam o impeachment do democrata usaram camisetas e slogans com “8646”, indicando um apelo à saída do 46º presidente.

Marketing

A publicação de Comey acontece às vésperas do lançamento de “FDR Drive”, terceiro volume de uma série policial escrita pelo ex-diretor do FBI que gira em torno de uma advogada fictícia de Nova York. A trama é centrada em um procurador dos EUA que tenta levar à Justiça uma “personalidade da mídia de extrema-direita com um podcast popular que difama aqueles que ele acredita estarem destruindo os Estados Unidos: intelectuais, imigrantes e pessoas de cor”, segundo resenha da Publisher’s Weekly.

Sair da versão mobile