Ícone do site Jornal O Sul

Donald Trump assina lei que estabelece meta para a Nasa enviar seres humanos a Marte

"Nossa nação está pronta para voltar a ser a primeira no espaço", disse o presidente americano (Foto: AP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta terça-feira (21) uma lei que repassa US$ 19,5 bilhões à Nasa para o atual ano fiscal e estabelece como objetivo da agência enviar seres humanos a Marte até a década de 2030.

Trump disse estar “encantado” em sancionar a lei em cerimônia no Salão Oval da Casa Branca, onde estava acompanhado dos congressistas que elaboraram o projeto, do vice-presidente do país, Mike Pence, e das autoridades da Nasa.

De acordo com o texto aprovado por unanimidade no Senado e na Câmara de Representantes, a agência espacial americana trabalhará para realizar “uma missão tripulada a Marte durante a década de 2030”. A lei reafirma a importância do programa Orion, uma cápsula para voar mais longe que qualquer nave espacial construída para transportar humanos. A Orion será lançada ao espaço por um foguete potente chamado SLS (Space Launch System).

“A Nasa deve continuar o desenvolvimento do SLS para permitir a exploração humana da Lua, de Marte e além no próximo século”, diz o texto. Essa lei “reafirma nosso compromisso com a missão central da Nasa: a exploração humana do espaço”, disse Trump ao assinar o texto na presença de vários legisladores, entre eles dois dos seus ex-rivais nas primárias republicanas: Ted Cruz (Texas) e Marco Rubio (Flórida).

Elogiando o “papel heroico” dos astronautas americanos durante as últimas décadas, Trump lembrou os primeiros passos do homem na Lua, em julho de 1969, “um grande momento da nossa história”. (AG) 

Sair da versão mobile