Ícone do site Jornal O Sul

Tuberculose supera aids entre doenças infecciosas mais mortais

Mario Raviglione, diretor do programa mundial sobre a tuberculose na OMS. (Foto: Reprodução)

Relatório divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta a tuberculose como a doença infecciosa mais mortal do planeta, superando a aids. Estimativas apontam que a moléstia matou 1,5 milhão de pessoas no ano passado, contra 1,2 milhão de vítimas do HIV. “A mortalidade da tuberculose está diminuindo, mas nós precisamos estimar novamente a situação global baseados em novas informações recebidas de países cruciais”, disse Mario Raviglione, diretor do programa mundial sobre a tuberculose na organização.

Enquanto isso, houve uma redução no número de mortes relacionadas à aids, graças ao aumento da disponibilidade de drogas antirretrovirais. Ao passo em que a incidência de tuberculose está caindo, a de HIV diminui de forma mais acelerada.

As duas doenças são consideradas “parceiras do crime” e, por vezes, afetam os mesmos grupos. Entre as vítimas fatais registradas no ano passado, 400 mil possuíam os dois males. No mundo, foram relatados 9,6 milhões de novos casos em 2014, sendo que 12% dos pacientes também eram portadores do HIV. Apesar disso, diz Raviglione, as atenções dadas por programas de saúde são diferentes.

O relatório mostra que seriam necessários 1,4 bilhão de dólares em investimentos adicionais em tratamento para combater a epidemia global da doença, e outros 1,3 bilhão de dólares em fundos de pesquisas para o desenvolvimento de novas drogas e vacinas. Apesar disso, as metas definidas em 2000 nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram alcançadas em 16 dos 22 países que respondem coletivamente por 80% dos casos. (AG)

Sair da versão mobile