Ícone do site Jornal O Sul

Turquia derruba avião militar russo perto da fronteira com a Síria

SU-24 decola de uma base militar russa. Caça da mesma classe foi derrubado por mísseis disparados de aviões turcos. Foto: Reprodução

A aviação turca derrubou nessa terça-feira um avião militar russo perto da fronteira com a Síria. Segundo o governo da Turquia, a aeronave violou o espaço aéreo do país. O Ministério da Defesa da Rússia confirmou que um de seus jatos foi abatido por disparos oriundos de armas terrestres.

A pasta informou que os pilotos ejetaram e chegaram ao chão de paraquedas. As autoridades comunicaram que poderão provar que o aparelho não invadiu o espaço aéreo turco. “No voo, o avião permaneceu todo o tempo sobre o território sírio, como foi registrado pelos radares”, declarou, em nota, a Defesa russa.

A assessoria de imprensa do Kremlin, sede do Executivo da Rússia, chamou a queda de um incidente muito sério. A mídia turca, porém, noticiou que um dos pilotos morreu no desastre, O outro teria sido capturado por milícias turcomanas, de oposição ao regime do ditador sírio Bashar al-Assad.

De acordo com o Exército da Turquia, a aeronave russa foi alertada dez vezes em cinco minutos sobre a entrada no espaço aéreo do país. Então, dois F-16 turcos, que patrulhavam a fronteira com a Síria, foram acionados e abateram o aparelho. Após o fato, helicópteros da Rússia sobrevoaram o norte da Síria, conforme o OSDH (Observatório Sírio de Direitos Humanos). (AG)

Sair da versão mobile