Ícone do site Jornal O Sul

Turquia derruba avião militar russo perto da fronteira com a Síria

Foto de arquivo mostra jato F-16 da aviação turca em base militar em Konya em 28 de abril (Foto: Reuters)

A aviação turca derrubou um avião militar russo perto da fronteira com a Síria nesta terça-feira (24). Segundo a presidência da Turquia, a aeronave havia violado o seu espaço aéreo. O Ministério da Defesa russo confirmou que um de seus jatos foi derrubado na Síria, aparentemente após ser atingido por disparos do solo.

As autoridades russas disseram, entretanto, que o jato Su-24 não havia violado o espaço aéreo turco. O ministério afirmou que os pilotos conseguiram se ejetar e chegaram ao solo de paraquedas. Um dos pilotos foi capturado pelas forças armadas do Turcomenistão na Síria. O outro era procurado pelos mesmos militares, informou a CNN Turk, citando fontes locais.

Segundo o Exército turco, o avião derrubado foi alertado dez vezes em um intervalo de cinco minutos sobre a violação do espaço aéreo. Dois jatos F-16 turcos que faziam patrulha na fronteira se envolveram na derrubada da aeronave.

As emissoras de televisão difundiram imagens da queda do avião em chamas nas montanhas perto da fronteira turca, na província de Hatay. Imagens da agência turca Anadolu mostraram os dois pilotos deixando a aeronave derrubada utilizando paraquedas.

Sair da versão mobile