Ícone do site Jornal O Sul

TVs russas transmitem plano secreto sobre torpedos nucleares

Plano secreto sobre torpedos nucleares foi revelado em reunião do presidente Vladimir Putin com oficiais russos. (Imagem: Reprodução)

O Kremlin admitiu que canais de TV russos haviam transmitido acidentalmente imagens de um documento confidencial que mostra detalhes de um projeto de mísseis nucleares. Duas emissoras estatais, NTV e Canal Um, televisionaram partes de uma reunião do presidente russo, Vladimir Putin, com militares de alto escalão nesta semana, na cidade de Sochi.

Sistema de torpedos foi revelado. 

Em dado momento, a transmissão mostra um militar olhando para um documento confidencial. Nele, é possível ver claramente, por alguns segundos, detalhes e desenhos do sistema de torpedos submarinos Status-6.  Conforme o documento, os torpedos criariam “zonas de extensa contaminação radioativa tornando-as impróprias para atividades econômicas ou militares por um longo período”.

As imagens foram ao ar há poucos dias, mas  foram retiradas dos canais oficiais nas redes sociais em seguida. “É verdade que algumas informações secretas apareceram nas imagens, então elas foram posteriormente apagadas”, disse a jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. “No futuro, nós certamente tomaremos medidas preventivas para que isso não aconteça novamente.”

Ameça nuclear. 

Durante a reunião em Sochi, Putin alertou que a “Rússia tomará medidas retaliatórias necessárias para fortalecer o potencial de nossas forças nucleares” e que o governo “não tem intenção de entrar em uma corrida nuclear, nem de ficar para trás”. Recentemente, Putin disse que a Rússia posicionaria novas armas de ataque capazes de perfurar a proteção do programa antimísseis da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, a aliança militar ocidental)  liderado pelos Estados Unidos.  (Folhapress)

Sair da versão mobile