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Twitter irá sinalizar todo conteúdo que contenha links para mídia estatal russa

Rede social havia tratado da possibilidade em 1º de abril, Dia da Mentira, mas disse, nesta semana que não estava brincando. (Foto: Agência Brasil)

O Twitter agora rotulará todo o conteúdo que contém links para a mídia estatal russa e rebaixará esse conteúdo por algoritmos, disse a empresa, já que as plataformas de tecnologia estão sob maior pressão para responder à invasão da Ucrânia pela Rússia.

A medida vai além das etapas anteriores que o Twitter plataforma pela qual o presidente urcraniano, Volodymyr Zelensky, tem se comunicado domesticamente e com a comunidade internacional – tomou nos últimos anos para rotular as contas da mídia estatal russa na plataforma.

Desde o início da invasão, a “maioria esmagadora” do conteúdo da mídia estatal russa que aparece no Twitter foi compartilhada por indivíduos, não pelas próprias contas das organizações de mídia estatal, disse a empresa.

Na semana passada, indivíduos compartilharam mais de 45 mil tweets por dia contendo mídia de órgãos estatais russos.

A mudança nesta segunda-feira (28) significará que qualquer link compartilhado por um usuário para o site de uma organização de mídia estatal russa receberá automaticamente um rótulo, alertando os espectadores de que o tweet “link para um site de mídia afiliado ao estado russo”.

“Além do rótulo, reduziremos a visibilidade e a amplificação desse conteúdo em todo o site, não importa de quem seja”, disse o porta-voz do Twitter, Trenton Kennedy.

“Isso significa que os Tweets que compartilham conteúdo de mídia estatal não serão amplificados –eles não aparecerão na Pesquisa Principal e não serão recomendados pelo Twitter”.

O conteúdo da mídia estatal de outros países também receberá o mesmo tratamento “nas próximas semanas”, acrescentou Kennedy.

O Twitter não permite publicidade de meios de comunicação estatais desde 2019, e a empresa suspendeu todos os anúncios na Ucrânia e na Rússia na semana passada em meio à crise para priorizar as informações de segurança pública.

A medida segue os pedidos dos líderes do governo para que os gigantes da tecnologia reprimam a propaganda pró-Rússia, inclusive aplicando controles algorítmicos que limitam a amplificação e a recomendação da mídia apoiada pela Rússia.

Mídias sociais na Rússia

Na sexta-feira (25), um dia depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, Moscou disse que estava limitando parcialmente o acesso ao Facebook, da Meta Platforms Inc, acusando a empresa de “censurar” a mídia russa.

A plataforma reagiu. O chefe de Política de Segurança do Facebook, Nathaniel Gleicher, anunciou no sábado (26) que proibiu a mídia estatal russa de veicular anúncios e monetizar na plataforma.

“Essas mudanças já começaram a ser implementadas e continuarão no fim de semana. Estamos monitorando de perto a situação na Ucrânia e continuaremos compartilhando as medidas que estamos tomando para proteger as pessoas em nossa plataforma”, afirmou o executivo.

O YouTube, do Google, também bloqueou a mídia estatal russa RT e suspendeu sua capacidade de monetizar seu conteúdo na plataforma globalmente, anunciou gigante do vídeo no sábado.

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