Ícone do site Jornal O Sul

UFCSPA “de portas abertas” recebe mais de mil pessoas

Ação acolheu a comunidade. (Foto: Luciano Valério)

Cerca de mil pessoas compareceram à UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) no último sábado (27), para o primeiro evento da universidade no estilo “portas abertas”, o UFCSPA Acolhe. Dentre as mais de 80 atividades realizadas, estavam realização de exame de acuidade visual, tipagem sanguinea, experiências na área de física médica, debates sobre adolescência, nutrição infantil, aproveitamento de alimentos, prevenção ao câncer de mama, envelhecimento humano e inclusão, oficina de preparação de cosméticos, realidade virtual, entre outros. Havia ainda o Museu de Anatomia Humana, que segue aberto para visitação gratuita até o dia 3 de junho, e que era uma das atividades imperdíveis do dia.

Os visitantes tinham entre zero e 80 anos. As crianças se divertiram com os Doutores Palhaços, as fórmulas da Química Medicinal e as situações de simulação digital. Os adolescentes, já pensando no Enem, puderam conhecer melhor os cursos de graduação e o ambiente da universidade. Já os mais maduros, puderam saber mais sobre Leishmaniose, realizar uma oficina de exercício físico e pulmonar e aprender como executar corretamente procedimentos de primeiros socorros. À tarde, todos puderam assistir em conjunto a uma palestra sobre a anatomia na obra de Michelângelo, uma apresentação do Coral UFCSPA e uma realização ao vivo de body painting.

No Twitter, os visitantes repercutiram positivamente sobre a universidade. A jovem @cindykla se declarou apaixonada pela UFCSPA. Já @luisamunhozf disse que a universidade é o seu sonho de consumo. A @lorensianna afirma que a UFCSPA será a sua próxima casa. Para a reitora Lucia Pellanda, a pequena Cacá, de cinco anos, declarou: “Isso aqui é melhor do que a Disney”.

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Débora Coelho, manifestou o seu “agradecimento a todos os participantes da comunidade acadêmica, que mesmo com a chuva, se dedicaram a doar parte de seu final de semana para mostrar o melhor da universidade”.

Sair da versão mobile