Ícone do site Jornal O Sul

UFRGS armazenará carregamento de mais de 32 mil vacinas a partir desta quarta-feira

Envio do imunizante começa nas próximas semanas, devido à logística especial de conservação. (Foto: Divulgação/UFRGS)

Nesta quarta-feira (5), a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre, recebe uma carga de 32.760 mil doses de vacinas da Pfizer/BioNTech. O imunizante, que necessita de uma estrutura de armazenamento em baixíssimas temperaturas, será entregue às 10h, na sede do ICBS (Instituto de Ciências Básicas da Saúde), no Campus Centro, (Rua Sarmento Leite, 500) com as presenças do reitor Carlos André Bulhões e do secretário municipal da Saúde Mauro Sparta.

Desde o final do ano passado, a UFRGS se candidatou junto ao Ministério da Saúde como centro logístico de distribuição da vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul, por possuir capacidade de abrigar até 4 milhões de doses.

Na quinta-feira passada (29), o diretor da Vigilância em Saúde de Porto Alegre Fernando Ritter esteve no ICBS para conhecer a estrutura que possibilita o acondicionamento de imunobiológicos em ultrabaixa temperatura – entre -60 e -80 graus).

As doses da vacina da Pfizer/BioNTceh ficarão guardadas em um único equipamento, com segurança da Universidade. A logística de distribuição será feita pela Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre.

Segundo informou o pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais Geraldo Pereira Jotz, a UFRGS dispõe 15 ultrafreezers, sendo que a maior parte desses equipamento está localizada no Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), e as demais no Instituto de Biociências, na Faculdade de Agronomia, na Faculdade de Veterinária, no Instituto de Física e na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança.

Jotz avalia que, ao se juntar aos esforços para combater a pandemia, a Universidade exerce um papel fundamental na sociedade, demonstrando ao mesmo tempo suas capacidades técnicas e científicas nas mais variadas áreas do conhecimento.

Sair da versão mobile