Ícone do site Jornal O Sul

Ulbra reinaugura sede na Capital e celebra bons momentos

Ulbra Porto Alegre

A nova sede localiza-se no centro histórico da Capital. Foto: Lucas Uebel

Às vésperas de completar 43 anos, a Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) está vivenciando uma ótima fase. A cada ano, a universidade vem buscando progressão no ensino de graduação e pós-graduação para mais de 40 mil alunos no Rio Grande do Sul. A celebração neste ano, além de estar voltada ao aniversário de mais de quatro décadas, é também para a reinauguração da sede Porto Alegre, prevista para agosto.

Após a decisão de que o complexo seria um prédio localizado no Centro Histórico, na rua Voluntários da Pátria, tiveram início as reformas. Menos de um ano depois, o edifício com 14 andares está com a infraestrutura praticamente pronta. As aulas iniciaram em abril deste ano, mas ainda há quatro andares para serem concluídos.

Serão 22 salas de aula com capacidade para 35 alunos por turma, totalizando 586 alunos por turno. O primeiro vestibular da Ulbra Porto Alegre aconteceu em março último, contando com um curso presencial (Administração) e outros 23 cursos à distância.

O reitor Marcos Fernando Ziemer, que vem acompanhando as obras desde o ano passado, pôde conhecer nos últimos dias os diversos espaços que serão ofertados aos alunos, professores e funcionários. Todas as salas contam com equipamentos de alta tecnologia, inclusive data show. Segundo o diretor da Unidade Porto Alegre, Daniel de Brum, o aparelho tecnológico deixará o ensino mais descontraído. “Queremos fazer com que o ensino seja mais interessante, deixando de lado as aulas engessadas”, afirmou.

Também serão disponibilizados três laboratórios de informática, cada um com 16 computadores, uma biblioteca, um espaço para convivência, com sofás e televisão e uma lancheria.

O reitor Marcos Fernando Ziemer, o vice-reitor Ricardo Willy Rieth e o pró-reitor Acadêmico Pedro Antônio González Hernández comemoram a autorização do MEC (Ministério da Educação) para implantação do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para a Internet. O novo curso integrará a agenda da universidade a partir de 2016. “Os cursos presenciais serão abertos futuramente, mas no momento, a universidade vai focar na graduação e pós-gradução via EAD”, disse Ziemer.

O setor Nad/Nadi (Núcleo de Apoio Docente/Discente) auxiliará tanto os professores, quanto os alunos. Serão disponibilizados apoios pedagógico e psicológico e a assistência a estudantes com deficiência. Além disso, a segurança é papel fundamental para a execução dos serviços. Rampas para cadeira de rodas, banheiros com acessibilidade, elevadores, vigilantes, câmeras de segurança, arquivamento de imagens e alarmes tornam o espaço eficiente e adequado às propostas educacionais.

Sair da versão mobile