Ícone do site Jornal O Sul

Um avião da Latam arremeteu em pouso no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro

Segundo empresa, pouso teve que ser suspenso por restrições meteorológicas na pista do aeroporto. (Foto: Airbus/Divulgação)

O voo da Latam LA3029 (Brasília-Rio de Janeiro) teve que arremeter no momento do pouso no Aeroporto Santos Dumont assustando os passageiros. Segundo a Latam, o pouso teve que ser suspenso por conta de “restrições meteorológicas na pista do aeroporto”. Ventos fortes teriam atrapalhado a aproximação do avião.

Relatos publicados em redes sociais sustentavam que as máscaras de oxigênio teriam chegado a cair, assustando os passageiros. A assessoria da Latam negou essa informação. Segundo a companhia aérea, a aeronave seguiu para o Aeroporto do Galeão, onde pousou, “em total segurança”, às 21h05min.

“A Latam ressalta que a arremetida é um procedimento padrão de segurança na aviação, e que a companhia segue as mais rigorosas normas, atendendo a regulamentação das autoridades brasileiras e internacionais com o objetivo de priorizar a segurança dos voos”, conclui a nota.

Leilão

O leilão de ativos da Avianca terminou com três lotes arrematados pela Gol, dois pela Latam e outros dois encalhados. A venda dos ativos somou US$ 147 milhões (o equivalente a R$ 553 milhões).

Em recuperação judicial, a Avianca colocou os ativos sob disputa, incluindo os direitos de pousos e decolagens (“slots”), mesmo após a Justiça ter autorizado a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a redistribuí-los entre outras companhias aéreas.

O certame era considerado essencial para que a companhia levantasse os recursos necessários para evitar a falência. O resultado, porém, pode vir a ser contestado no futuro porque existem questionamentos judiciais sobre a legalidade de a empresa incluir os slots entre os ativos leiloados ainda em andamento. O pagamento das ofertas realizadas está condicionado ao reconhecimento do leilão pela Justiça.

Apenas Gol e Latam participaram do leilão. A Azul também estava habilitada, mas não compareceu “por não acreditar na legitimidade do processo”, disse em nota. A companhia também afirmou que a disputa por ativos não estimulou a participação de concorrentes e disse ter “confiança de que os órgãos reguladores brasileiros trarão uma solução que estimule a maior competitividade no setor.”

O que não foi vendido terá de ser discutido novamente entre credores e a empresa.

A companhia diluiu seu patrimônio entre 7 UPIs (Unidades Produtivas Isoladas), que foram leiloados em lotes.

A venda de slots é proibida. Por lei, a distribuição desses direitos de pouso e decolagem de uma companhia para outra só podem ser feitos pela Anac. É permitido, porém, que empresas de um mesmo grupo façam a transferência de slots entre si e, portanto, a passagem dos slots da Avianca para as UPIs é legal.

 

Sair da versão mobile