Ícone do site Jornal O Sul

Um em cada cinco brasileiros bebe refrigerante todo dia, revela Ministério da Saúde

Bebida é o sexto produto alimentício preferido entre jovens de 12 a 17 anos (Foto: AP)

Um em cada cinco brasileiros (19%) consome refrigerantes ou sucos artificiais todos os dias, informou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (07). Refrigerantes são o sexto produto alimentício preferido por crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos, atrás de arroz, feijão, pão, suco e carnes. Na lista dos 20 produtos mais consumidos por essa parcela da população, as frutas sequer aparecem.

Segundo o ministério, somente 37,6% da população adulta das 27 capitais brasileiras relataram consumir frutas e hortaliças regularmente – um aumento de 29,9% em comparação com 2010. Carnes com excesso de gordura são frequentemente consumidas por 31,1% da população.

Os dados apresentados pela pasta fazem parte do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes e da pesquisa Vigitel 2014 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que entrevistou 54 mil pessoas por telefone nas capitais brasileiras. (AG) 

Sair da versão mobile