Ícone do site Jornal O Sul

Um estranho fenômeno da neve laranja intriga países do leste europeu

Esquiadores e snowboarders registraram o fenômeno em fotos. (Foto:Reprodução)

Imagens de paisagens banhadas com um colorido inusitado têm circulado em redes sociais na Rússia, Bulgária, Ucrânia, Romênia e Moldávia. Nelas, é possível ver como a neve em partes desses países ganhou um aspecto alaranjado.

Os especialistas dizem que esse tipo de fenômeno, criado por uma mistura de partículas de areia, poeira e pólen que são despertadas e varridas pelas tempestades no Norte da África, ocorre a cada cinco anos, aproximadamente. Uma paisagem semelhante foi observada no ano de 2007, quando a misteriosa neve laranja caiu em três regiões do Sul da Sibéria.

Em decorrência do fenômeno, concentrações de areia são maiores que o normal nesse período e levam as pessoas a se queixarem, inclusive, da presença dela em suas bocas. Esquiadores e snowboarders de resorts próximos à cidade russa de Sochi enviaram imagens dos cenários inusitados com a neve laranja.

“Quando a areia é levantada para os níveis superiores da atmosfera, ela é distribuída em outro lugar. Olhando para imagens de satélite da Nasa, vemos muita areia e poeira na atmosfera à deriva no Mediterrâneo”, explica Steven Keates, um meteorologista do Met Office do Reino Unido, ao Independent. “Quando chove ou neva, tudo o que está lá em cima é arrastado, inclusive se há areia na atmosfera”.

Sair da versão mobile