Ícone do site Jornal O Sul

Um laudo da Polícia Federal concluiu que a Petrobras teve prejuízo de 5,6 bilhões de reais em 11 contratos firmados com a Odebrecht

Odebrecht deu prejuízo milionário à estatal brasileira por conta da elevação de preços em contratos firmados. (Foto: Reprodução)

Um laudo da PF (Polícia Federal) concluiu que a Petrobras teve prejuízo de 5,6 bilhões de reais em 11 contratos firmados com a Odebrecht, entre os anos de 2003 e 2014. A perícia considerou somente licitações na área de Engenharia da estatal, vencidas por empresas integrantes do chamado “cartel das 16”, e das quais a construtora Odebrecht participou, individualmente ou em consórcio.

“Pode-se concluir que a atuação do cartel nas licitações ‘vencidas’ pela construtora Odebrecht ocasionou à Petrobras, em valores atuais, prejuízo direto estimado R$ 5.684.034.410,52”, apontou a análise dos peritos da PF.

A perícia também detectou anormalidade estatística em licitações das quais participaram empresas investigadas na Operação Lava-Jato. De acordo com o texto, “Essa anormalidade permite concluir que as licitações que somente receberam propostas elaboradas pelas empresas Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Engevix, Galvão, GDK, lesa, Mendes Júnior, MPE, Promon, Skanska, Toyo Setal, Techint e UTC, (…) tiveram média de preços significativamente superior àquelas que receberam propostas de empresas externas ao clube”.

Ainda segundo o laudo pericial, houve “concertação de propostas”, de modo a “elevar arbitrariamente” os preços e a “tornar injustamente mais onerosa” a execução de contratos celebrados entre as empresas citadas na investigação e a Petrobras.

No final do ano passado, o grupo Odebrecht firmou acordo para pagar uma multa de 3,5 bilhões de dólares a autoridades do Brasil, Estados Unidos e Suíça por envolvimento em corrupção.

Sair da versão mobile