Médicos japoneses afirmaram que um remédio contra asma parece ser eficaz na redução de sintomas em pacientes de coronavírus que desenvolveram pneumonia.
Uma equipe médica do Hospital Ashigarakami, na província de Kanagawa, tratou pacientes que ficaram doentes a bordo do navio de cruzeiro Diamond Princess. Ela anunciou os resultados de seus estudos no site na internet da Associação Japonesa para Doenças Infecciosas.
Segundo o documento, três pacientes foram tratados com um remédio contra asma chamado Ciclesonida, um esteroide inalável que inibe o sistema imunológico.
A equipe médica declarou que todos os pacientes tinham mais de 65 anos de idade e respiravam por aparelhos, mas que não se encontravam em estado grave.
A pesquisa mostrou que os pacientes foram tratados com a Ciclesonida, em 20 de fevereiro, e suas condições de saúde melhoraram em cerca de dois dias. Uma mulher de 73 anos teria recebido alta.
Os médicos disseram que o remédio foi empregado depois de terem sido informados a seu respeito pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas.
Eles afirmaram que o remédio chega aos pulmões, onde o vírus se multiplica. Portanto, ele pode ser eficaz na redução de inflamações no local.
A equipe planeja investigar a eficácia do tratamento, em conjunto com outras instituições médicas porque ela cuidou somente de um pequeno número de pacientes.
Argentina e Chile
Chile e Argentina confirmaram os primeiros casos de coronavírus nesta terça-feira (3). Com essas confirmações, a America Sul passa a ter 3 países com casos confirmados, sendo que o Brasil foi o primeiro.
Os casos confirmados são em pessoas que viajaram recentemente para outros países. Na Argentina, o primeiro caso é em um homem de 43 anos que voltou recentemente da Itália. No Chile, um homem de 33 anos que viajou por um mês pelo sudeste asiático.
Caso na Argentina
Um homem de 43 anos é o primeiro caso confirmado de coronavírus na Argentina. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde do país, Ginés Gonzales Garcia, nesta terça. Segundo Garcia, o paciente havia viajado recentemente para Itália e Espanha.
As autoridades argentinas afirmaram que o paciente chegou a Buenos Aires e foi direto buscar a equipe médica, sem ter contato com familiares ou amigos. O foco do governo é identificar os passageiros do voo entre Roma e Buenos Aires, em que o homem infectado viajou.
O ministro afirmou que o paciente se encontra em bom estado em uma clinica particular, no bairro de Palermo, em Buenos Aires.
O ministro disse que o país está seguindo as recomendações internacionais de controle ao coronavírus e que a Argentina está preparada para combater o vírus. “De todos os casos que notificamos nos últimos dias, aproximadamente 6, somente este foi confirmado”, declarou Garcia.
Caso no Chile
O Chile confirmou o primeiro caso de coronavírus do país. Segundo o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, um homem de 33 anos é a primeira pessoa infectada do país. Mañalich anunciou que o paciente está em boas condições de saúde, em um hospital da cidade de Talca, a 350 km de Santiago.
