Ícone do site Jornal O Sul

Um táxi invadiu uma calçada no Centro de Moscou e deixou feridos. Governo russo nega terrorismo

Táxi sendo removido do local do incidente. (Foto: Reprodução)

Um motorista de táxi atropelou um grupo de pedestres no Centro de Moscou (Rússia) neste sábado (16) e deixou pelo menos oito feridos. Uma testemunha que estava no local do incidente contou que pessoas de vários países perseguiram à pé o taxista. Um vídeo mostra como o taxista, em uma rua parada pelo trânsito, desviou de uma fila de carros, subiu em uma calçada e causou o acidente. O carro apenas parou ao se chocar contra um poste.

O incidente ocorreu nas proximidades da Casa Mexicana, uma espécie de centro cultural do país latino-americano. Foram atingidos mexicanos, russos e de muitos países, afirmaram testemunhas. O taxista teria tentado escapar e foi golpeado por quem estava por perto. Pessoas de todos os países teriam tirado o motorista do carro.

“Ele gritava: ‘não foi minha culpa'”, informou um pedestre à agência de notícias Reuters. Em vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver o táxi invadindo a calçada em alta velocidade, atingindo pedestres pelo caminho até bater em um poste dez metros adiante.

Houve quem afirmasse tratar-se de um “atentado terrorista”, mas as autoridades russas anunciaram que o motorista declarou que “adormeceu” ao volante. Pouco antes, pelas redes sociais, o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, reforçou a tese do acidente. “Houve um incidente desagradável com um táxi. O motorista perdeu controle”, escreveu.

Cinco feridos foram levados ao hospital. Mas não corriam perigo de vida. Apenas uma das mulheres feridas teria sofrido lesões mais importantes. A embaixada do México em Moscou confirmou que dois dos feridos eram torcedoras mexicanas. Mas indicam que apenas tiveram “lesões leves e que seu estado de saúde era estável e fora de perigo”.

De acordo com as autoridades, o motorista era do Quirguistão, um ex-república soviética de maioria muçulmana. A polícia indicou que, sob custódia, ele garantiu que seu ato não foi voluntário. Uma investigação criminal foi aberta. Segundo a agência estatal Interfax, o motorista estaria bêbado.

Segurança reforçada

O acidente ocorreu na rua Ilinka, a 200 metros da Praça Vermelha, um dos principais pontos turísticos da capital russa. A via foi interditada. Desde o início do Mundial, a Rússia adota medidas rígidas de segurança nas cidades que recebem os jogos. Em Moscou, foram instalados bloqueios de concreto ao redor das áreas de acesso de torcedores como forma de prevenção a ataques terroristas conduzidos por veículos em alta velocidade.

Sair da versão mobile