Ícone do site Jornal O Sul

Um vídeo com críticas a militares postado no canal de Bolsonaro e nas redes sociais do filho Carlos reacendeu a tensão no Palácio do Planalto

Olavo de Carvalho viajou para os EUA no dia 13 de novembro.(Foto: Reprodução/Youtube)

Um vídeo postado no canal oficial do presidente da República, Jair Bolsonaro, no Youtube, no último sábado (20), e nas redes sociais do filho Carlos Bolsonaro reacendeu a tensão entre militares e olavistas no Palácio do Planalto, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo.

O vídeo mostra falas do escritor Olavo de Carvalho com duras críticas aos militares e à nova política. Após a repercussão negativa no governo, o conteúdo foi apagado do canal do presidente no final da tarde de domingo (21). O vídeo, que teve mais de 100 mil visualizações, ficou pelo menos 20 horas no ar.

Nele, Olavo diz que considera Bolsonaro um “mártir”. “Só de aguentar esses filhos da puta que têm em volta dele. Não dá, não dá”, declarou o escritor. Olavo critica os “novos políticos”, pessoas que, segundo ele, decidiram se candidatar a cargos eletivos na esteira da popularidade de Bolsonaro, e afirma que a solução para o Brasil não é pela política, mas sim pela elevação da cultura.

“Dentro do governo é isso que vocês estão encontrando. É só intriga, é só sacanagem, egoísmo, vaidade, é só isso que tem. Tem que levantar a cultura e esperar que um dia talvez surja uma classe política melhor, educada por nós”, afirma.

Em seguida, no vídeo, Olavo passa a reclamar de integrantes das Forças Armadas: “Qual foi a última contribuição das escolas militares para a alta cultural nacional? As obras do Euclides da Cunha. Depois de então foi só cabelo pintado e voz empostada. Cagada, cagada. Esse pessoal subiu ao poder em 1964, destruiu os políticos de direita e sobrou o quê? Os comunistas”.

“Os milicos têm que começar por confessar os seus erros antes de querer corrigir os erros dos outros. Essa é a lei de Cristo. Primeiro os teus pecados, depois os do vizinho. Mas no Brasil não, todo mundo é assim: ‘Somos os patriotas, os heróis, salvamos o Brasil do comunismo, nós isso, aquilo’. Tudo conversa mole. Quem salvou o Brasil do comunismo foram as lideranças civis em 1964”, continua Olavo.

Depois, o escritor ainda atrela aos militares o surgimento do PT. Essa não é a primeira vez que o escritor critica os integrantes das Forças Armadas do Brasil. Em declarações recentes e posts nas redes sociais, o escritor fez críticas contundentes ao vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, e ao ministro da Secretaria de Governo, general Santos Cruz.

Sair da versão mobile