Ícone do site Jornal O Sul

Uma em cada quatro famílias gasta mais de 30% da renda com aluguel

No ano, o IGP-M acumula alta de 6,65% (Foto: Ricardo Giusti/PMPA)

O percentual de famílias brasileiras que moram de aluguel e comprometem 30% ou mais da renda para pagar a locação chegou a cerca de um quarto dos domicílios alugados no Brasil, de acordo com dados da Síntese de Indicadores Sociais, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O número de residências alugadas em situação de “ônus excessivo”, no qual as pessoas pagam valores excessivamente altos para morar, passou de 25,7% em 2013 para 28,8% em 2014 em todo o País.

Na cidade de São Paulo, o percentual de famílias que pagam mais de 30% da renda em aluguel subiu de 28,1% para 32,4%. Entre a parte mais pobre da população, o índice chega a quase 62%. O chamado “ônus excessivo” prejudica ainda mais os brasileiros com menor renda.

De acordo com o consultor financeiro Erasmo Vieira, da Planilhar Planejamento Financeiro, a referência do IBGE representa um valor alto do orçamento para destinar em aluguel. “Se você coloca 30%, mas está adquirindo um imóvel, pode até fazer sentido. Mas a pessoa está pagando só para morar ali”, afirma. O ideal é manter a fatia da renda destinada à locação em 15%. (Folhapress)

Sair da versão mobile