Uma jornada pela memória dos grandes compositores da música gaúcha na interpretação de artista contemporâneos. Assim é o Projeto Legado Musical RS, que leva os expectadores a uma imersão que transcende o formato de um show tradicional.
São quatro apresentações inéditas que celebram o legado dos mestres Radamès Gnatalli, Lupicínio Rodrigues, Giba Giba e Berenice Azambuja. Os quatro espetáculos acontecem ao longo do mês de setembro, em que se exalta a força da tradição gaúcha. O próximo será nesta quarta-feira (10), às 19h, no Espaço 373, em Porto Alegre. Os ingressos estão disponíveis no link https://tri.rs/event/legado-musical-rs-homenagem-aos-mestres.
O projeto da produtora cultural Simone Carvalho da Rosa, com produção artística e sonora de Pedro de Los Santos, foi desenvolvido com o objetivo de preservar a memória e o legado de personalidades da área da música para difundir a diversidade cultural do Estado.
“Os compositores selecionados nessa primeira edição representam quatro esferas do universo musical gaúcho: Radamès Gnatalli, com a música instrumental; Lupicínio Rodrigues, com samba-canção; Giba Giba, com a música de matriz afro; e Berenice Azambuja, com a tradição regional gaúcha”, detalha a curadora.
Para cada homenageado, foram escolhidos quatro compositores contemporâneos, que tiveram uma missão que foi além da reinterpretação dos clássicos desses ícones. Eles também atuaram como pesquisadores, já que o projeto vai além do show que apresenta algumas das principais músicas dos mestres.
“O Legado Musical RS tem um formato inédito, em que cada apresentação é constituída por três atos. No primeiro ato, um minidocumentário registra quem foi o compositor homenageado e sua obra. No segundo, ocorre o evento musical, com reinterpretações das canções feitas pelos artistas convidados, que também contam curiosidades sobre os mestres. Depois, ao final, um bate-papo une músicos e público para completar a imersão na vida e na obra dos grandes compositores”, explica Simone.
O espetáculo “Radar Radamés” abriu o projeto no dia 3 de setembro com a concepção musical de Arthur de Faria e apresentação da pianista Olinda Allesandrini, acompanhada pelos músicos Douglas Guthjar, Matheus Kleber, Mateus Albornoz e Thiago Colombo.
Nesta quarta-feira, o espetáculo “Se acaso você chegasse” revisita a obra de Lupicínio Rodrigues, com Nanci Araújo, Flora Almeida, Gilberto Oliveira, Luís Henrique New e Giovanni Berti.
Na próxima semana, no dia 17 de setembro, às 19h, será a vez da homenagem ao cantor Giba Giba no espetáculo “Um infinito para levar”, com a Banda Lugarejo, formada por Edu do Nascimento, Matheu Corrêa, Felipe Narcizo, Marco Farias, Chicão Dorneles, Lucas Kinoshita e Emerson Mano, que acompanhará a cantora Nina Fola.
Por fim, a tradição da música gaúcha, encerra a programação no dia 24 de setembro, às 19h, com o espetáculo “O mundo é das mulheres”, em homenagem à cantora Berenice Azambuja. Duas talentosas musicistas gaúchas, Ana Matielo e Maryanne Franscescon, unem-se à Clarissa Ferreira nesse tributo.