Ícone do site Jornal O Sul

Uma teoria da conspiração defende que a primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, foi substituída por uma dublê para fazer aparições públicas

Polêmica motivou até "análises" de fotografias da mulher de Donald Trump. (Foto: Reprodução)

De acordo com a mais nova teoria da conspiração que circula em sites e redes sociais, a primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, foi substituída por uma dublê para fazer aparições públicas em Washington e durante viagens oficiais. A ideia expandiu-se na internet desde a última sexta-feira, quando a jornalista Marina Hyde, do jornal inglês “The Guardian”, brincou em uma postagem no seu perfil oficial do Twitter, dizendo que a esposa do presidente Donald Trump havia abandonado o polêmico líder republicano.

“Absolutamente convencida de que Melania está sendo interpretada por uma atriz nestes dias”, escreveu Marina na ocasião. “Ou então ela o deixou Trump há algumas semanas.” O comentário foi motivado por um vídeo em que a primeira-dama, de óculos escuros, aparece ao lado do presidente durante um discurso realizado na Casa Branca e que tinha como assunto a situação de Porto Rico.

Em seu perfil no Twitter, Joe Vargas, dono de uma empresa que comercializa produtos confeccionados à base de maconha, colocou ainda mais lenha na fogueira: “Esta que aparece nas imagens não é ela. E pensar que eles iriam tão longe para tentar nos fazer achar que é Melania na TV é surpreendente. Isso me faz imaginar o que mais é mentira neste país”, escreveu ele em um post que comparava foto anterior de Melania com print do vídeo de sua suposta dublê.

A postagem foi retuitada 55 mil vezes e a teoria ganhou adeptos. Horas depois, devido à repercussão da brincadeira, Vargas voltou a ironizar: “Donald Trump já começou com as ‘fake news’. Pois eu comecei a ‘Fake Melania’. E vou colocar isso em meu currículo”.

“Contraprova”

A polêmica não ficou restrita a comentários de sites, blogs e páginas de qualidade duvidosa. O jornal norte-americano The Washington Post, por exemplo, deu-se ao trabalho de “checar” a veracidade da figura feminina que tem aparecido publicamente ao lado de Donald Trump na capital do país. Para isso, comparou até mesmo possíveis diferenças no nariz da Melania “verdadeira” e de seu “clone”.

Após analisar a teoria da suposta sósia e as “garantias” de há uma dublê em ação na Casa Branca (ela ganhou até o apelido misterioso de “Mulher X”, o periódico – um dos mais tradicionais da mídia ocidental – chegou a uma nova conclusão, compartilhada com seus milhões de leitores das versões impressa e virtual.

“A Mulher X não é ninguém mais que… a própria Melania Trump! E por que ela está ali? Ora! Porque, afinal de contas, trata-se da esposa do presidente da República e, às vezes, essa função pressupõe que o acompanhe em viagens aos mais variados lugares”, encerrou o assunto.

Outro veículo que entrou no assunto foi o espanhol “El País”, que publicou uma foto mostrando a mesma mulher, sem os óculos escuros. Na imagem, ela parece realmente ser a esposa de Trump. E, para não deixar dúvidas, a renomada revista Vogue consultou um especialista em linguagem corporal para avaliar se aquela mulher se portava da mesma maneira que Melania e o mistério foi desvendado: tudo não passou de mais uma teoria da conspiração.

Sair da versão mobile