Ícone do site Jornal O Sul

União Europeia fornecerá mais 500 milhões de euros em ajuda militar à Ucrânia

As tropas russas invadiram a Ucrânia em 24 de fevereiro. (Foto: Reprodução)

O chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, disse nesta sexta-feira (13) que o bloco fornecerá mais 500 milhões de euros em apoio militar à Ucrânia e que está confiante de que um acordo pode ser alcançado nos próximos dias para um embargo ao petróleo russo.

Em entrevista antes da reunião dos ministros das Relações Exteriores do G7 na Alemanha, Borrell disse que o apoio militar seria para armas pesadas, como tanques e artilharia, e elevaria a ajuda do bloco à Ucrânia a cerca de 2 bilhões de euros.

“Um novo impulso para o apoio militar. Será mais pressão sobre a Rússia com sanções econômicas e continuidade do isolamento internacional do país e combate à desinformação”, declarou.

Borrell disse que está otimista de que um embargo da União Europeia ao petróleo russo também possa ser acordado nos próximos dias. “Tenho certeza de que teremos um acordo. Precisamos dele e teremos. Temos que nos livrar da dependência do petróleo da Rússia”, declarou.

“Se não houver acordo entre os embaixadores, na próxima segunda-feira, os ministros, quando se reunirem, terão que fornecer o impulso político”, completou.

Sair da versão mobile