Ícone do site Jornal O Sul

28 países europeus se reúnem nessa segunda-feira para ver como enfrentarão o terrorismo

Caminhão avançou contra multidão (Foto: Reprodução)

A luta antiterrorista foi acrescentada à agenda de discussões dos 28 ministros das Relações Exteriores da União Europeia que se reunirão na segunda-feira, em Bruxelas (Bélgica), anunciou o Conselho da União Europeia após o atentado cometido em Nice, no Sudeste da França. “A pedido da França, os ministros da UE discutirão sobre a luta contra o terrorismo na segunda”, anunciou o Conselho.

Pelo menos 84 pessoas morreram e 202 ficaram feridas na noite de quinta-feira em Nice atropeladas por um homem armado que avançou com seu caminhão contra a multidão, em meio à celebração da festa nacional francesa da Queda da Bastilha. Classificado como ato terrorista, o ataque ainda não foi reivindicado por nenhum grupo. O motorista, que durante 2 quilômetros avançou semeando caos e morte, foi identificado como Mohamed Laouiaej-Bouhlel, 31 anos, nascido na cidade tunisiana de Sousse e morador de Nice, capital da Riviera Francesa. Ainda não foram esclarecidas as motivações para o ataque terrorista.

No dia 13 de novembro, suicidas do grupo extremista Estado Islâmico mataram em Paris 130 pessoas, 90 delas na casa de shows Bataclan. Antes, a França já havia sido atingida nos ataques de janeiro de 2015 contra a revista satírica Charlie Hebdo e um supermercado kosher. (AG)

Sair da versão mobile